« Agora é mais simples desbloquear telemóveis Sabe o que é efeito “rolling shutter”? »
30/08/2010
Escrito por em Dicas | 2.268 Leituras

Os favoritos são actualmente utilizados de inúmeras maneiras, desde o simples armazenamento de lembranças e referências até a um verdadeiro armazém de URL’s. Mas além disso eles podem ser usados de maneiras muito úteis graças ao javascript, refiro-me claro aos bookmarklets.

Como funciona?

São simples scripts de javascript que fazem inúmeras funções tirando partido de funcionalidades do browser ( e do sistema operativo) ou de serviços online que têm crescido e a prosperar pela WWW. Tiram também partido dos mais recentes avanços ao nível do Javascript que os browsers têm tido.

Isto, por exemplo, como Link num qualquer texto (e sem as aspas) poderia ser considerado um bookmarklet: “javascript:alert(“Kerodicas, blog oficial do KeroDownload.com”)”

Desde o Facebook ao mais recente lançado pelo Twitter passando por utilidades para o Farmville, estes “favoritos” são imensos e são detentores de uma utilidade imensa quando o assunto é navegar na web cómoda e funcionalmente.

Eis alguns:

Twitter bookmarklet: Este bookmarklet oficial do Twitter e lançado à relativamente pouco tempo tem a simples funcionalidade de partilhar a página no Twitter que se encontra logado (caso não esteja logado aparece o formulário de login). Primeiro coloca o título da página (retirado do “title” do header da página) e depois o URL (retirado usado recursos do javascript) que é encurtado usando o encurtador de URL’s do Twitter.

Share on Facebook: Tal como o nome indica este bookmarklet serve para partilhar, à semelhança do Twitter Bookmarklet, no Facebook uma página que esteja a ser visualizada no momento. Usando funções do Facebook este recolhe imagens da página ou vídeos para usar como miniatura, recolhe algum texto descritivo e o título da página com o link para ela.

Convert page as PDF: Este é sem dúvida uma grande utilidade quando queremos fazer o download da página mas queremos fazê-lo em PDF. Trazido pela NitroPDF com a qualidade que já lhe é conhecida.

Google Translate: Este bookmarklet serve, de uma forma geral, para se fazer uma tradução usando o Google Tradutor. Os idiomas do google tradutor estão todos disponíveis como bookmarklet

Links Only: Este é especialmente dedicado ao developers e similares que pretendem extrair todos os links da página que visualizam

Get Youtube video: Não está num navegador com suporte a add-ons que façam o download do youtube? Também não tem um programa para isso à mão? Este bookmarklet serve para esses casos (e muitos mais)

JGrabAllGifts: Este é especialmente dedicado aos agricultores e gangsters da web. Sim, os jogadores de Farmville e Mafia Wars que estão fartos de, na página de “requests” do Facebook, terem de aceitar todas as vaquinhas para a vossa quinta e similares.

A variedade de bookmarklets, oficiais e não oficiais, têm aumentado e tem um potencial enorme à medida que os browsers vão ganhando capacidades no campo do javascript e portanto começam a nascer pela web sites dedicados a estas “relíquias da barra de marcadores” como o Marklets.com que têm já algumas dezenas de bookmarklets, algo que pode ser também procurado nos mais variados e conhecidos sites uma vez que estes normalmente têm os seus próprios bookmarklets.

Este artigo foi escrito por em 30 Ago, 2010, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Bookmarklets, os favoritos “pinflados””
  1. Bem vindo Ivanoel ;)

    Apesar de já teres escrito uns artigos, este é o primeiro que fazes dentro da equipa.
    Espero ler muitos artigos com a qualidade que tens feito ;)

    Cumprimentos

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: