« Já conhece o OpenOffice? System Ninja, conheça o guerreiro que garante a limpeza do PC! »
16/12/2010
Escrito por em Dicas | 3.129 Leituras

Como já deve ser do conhecimento geral… quinta-feira é dia de Coffee Break por isso não desesperem que o medicamento está de volta!

A rubrica “Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos” desta semana é dedicado aos que têm a paixão pela música, não de a ouvir, mas sim de a tocar. Se tem a Guitarra encostada porque não sabe tocar, ou porque não sabe ler pautas ou porque as TABS (tablaturas) não fornecem o tempo correcto de quando tocar determinada nota… lembre-se que o KeroDicas.com está aqui para o ajudar!

Quem conhece o sistema de pautas de música convencional e as Tablaturas, sabem que é muito mais fácil para um iniciado ler tablaturas ao invés de pautas. Contudo, o problema das tablaturas é que estas não transmitem o tempo de determinada nota ou quando é que a nota entra na música. Para os lutadores, esta limitação das tablaturas apenas faz com que estejam mais atentos às músicas e tentem decifrar quando é que devem ou não tocar a nota. Para os que não têm esse tempo a perder mas gostavam mesmo de tocar qualquer coisa nos seu tempos livres, apresento-vos o Songsterr.

Este site tem uma vasta base de dados de músicas e muito provavelmente, “tem aquela música” que queriam saber tocar (mesmo assim, não esperem encontrar músicas demasiado underground). Sem mais demoras vamos à interface do mesmo que não passa de uns simples “cliques”.

Para este exemplo escolhi uma música “aleatoriamente escolhida a dedo”, Yellowcard – Only One. Escrevam o que pretendem no espaço de “search”:

Como podem verificar a interface é simples. Em “1” podemos ver o instrumento da tablatura apresentada e em “2” a afinação da mesma. Neste caso é a afinação Standard: E (mi) B (si) G (sol) D (ré) A (lá) E (mi).

Contudo, o meu instrumento predilecto é o “Baixo”, por isso clica-se no amplificador e verifica-se se existe a opção de “Bass” e clica-se nela.

Após a selecção volta-se ao quadro inicial com as alterações pedidas. Novamente podemos ver que o Baixo, nesta música, utiliza uma afinação standard para Baixos de 4 cordas: G (sol) D (ré) A (lá) E (mi).

Um outro must deste site é permitir “calar” os outros instrumentos para que o barulho deles não atrapalhe na iniciação à música. Para isso, vão ao “amplificador” novamente, cliquem no botão mute de cada instrumento que não querem ouvir. Após a selecção é só clicar novamente no “amplificador”:

Agora é só clicar em play e começar a aprender e/ou ensinar! Desfrutem muito!

Para acabar, só queria referir dois pontos cruciais! O que estão a usufruir é a versão grátis, pelo que existe algumas limitações de possibilidades. A opção de diminuir a velocidade da música para metade está bloqueada, não podem imprimir as tablaturas, não podem controlar o volume dos diferentes instrumentos – ou seleccionam mute ou ouvem ao volume normal. As diferenças restantes diferenças estão listadas a seguir:

O outro ponto a referir é que as tablaturas não são as pautas oficiais pelo que podem conter erros. Caso detectem, podem simplesmente alterar para vocês próprios (mentalmente falando, não no site) ou propor a alteração – canto superior direito da tablatura “Fix Tab”. De qualquer das maneiras, acho que este site já dá um bom empurrãozinho a quem quer dominar alguns instrumentos musicais sem ser através de ROCK BAND e afins…

Gostaram do artigo? Óptimo! Já conheciam? Ok… Conhecem quem pudesse usufruir desta dica? Então: SPREAD THE WORD!


Este artigo foi escrito por em 16 Dez, 2010, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: