« Kero Security Advanced Pack 1.4.1, completa suite de protecção Kero Konverter Video Advandec Pack 1.2.0, o nome diz tudo »
22/12/2010
Escrito por em Dicas | 3.863 Leituras

Já falamos aqui acerca de uma possível solução para escutar as suas rádios preferidas (e não só!) no seu sistema Linux, mas hoje apresento uma alternativa, destinada especificamente a utilizadores do reprodutor de música Amarok (leitor de música por excelência do ambiente KDE, mas também facilmente instalável em GNOME e, mas já com algumas mágicas envolvidas, em Windows e OSX). Apesar de estar limitada ao Amarok, esta é sem dúvida a mais elegante, completa e simples solução. Ouvir rádios portuguesas através do Amarok passa agora a ser, nas sábias palavras de Sir Arthur Conan Doyle, impersonado por Sherlock Holmes, “elementar, meu caro Watson, elementar”.

Graças às poderosas tecnologias que potenciam o Amarok, ao seu versátil sistema de plugins e a uma dedicada comunidade (e respectivos membros portugueses) é possível aceder a esta lista de rádios portuguesas sem sequer sair do Amarok, já que este “Rádios Portuguesas” é um mero addon do Amarok.

Para proceder à sua instalação, basta acedermos ao menu Ferramentas > Gestor de Programas > Obter mais programas. A partir daqui estamos a navegar, sem sair do Amarok, pela panóplia de extensões disponíveis em KDE-Apps.org, podendo facilmente instalar/desinstalar, pesquisar, filtrar,etc. Para este artigo, interessa-nos a extensão, PortugueseRadios, e é isso mesmo que vamos inseriremos na caixa de pesquisa, clicando de seguida em Instalar.

De seguida será necessário reiniciar o Amarok, e depois de reiniciado o programa, a lista de rádios estará acessível através do painel à esquerda, clicando no botão Home [pasta com uma casa inscrita, na barra de navegação do painel) > Internet > Radios Portuguesas:

Além de uma lista de 27 das principais rádios portuguesas, temos também acesso a uma vasta lista de emissoras regionais dos 18 principais distritos de Portugal Continental e ainda dos Açores e Madeira. Não existe a garantia de todas as rádios funcionarem a 100 % (até porque muitas vezes existem mudanças frequentes nos endereços da emissão), mas ainda assim sobram imensas hipóteses radiofónicas, espalhadas por todo esse Portugal.

O programador desta extensão criou também um blog para que todos os utilizadores possam contribuir com novas rádios e correcções nos endereços das actuais, assim como com imagens ilustrativas de cada uma das regiões, dando mais identidade a cada uma das regiões na interface. O blog pode ser acedido aqui ;)




Este artigo foi escrito por em 22 Dez, 2010, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Rádios Portuguesas em Linux, take 2 – Amarok”
  1. bastante interessante! bom artigo!

  2. Obrigado pelo artigo! Voces conhecem a Radio Tuganet? E’ uma radio online portuguesa que ouco regularmente. Apesar de amadora a sua qualidade e’ bastante profissional, sei que ha muitos portugueses no estrangeiro que tambem ouvem. Se nao for inapropriado aqui fica o link: http://tuganet.fm/
    Sera que tambem dava para ouvir nesse programa?

  3. Olá Amigos
    Sem duvida a Rádio TugaNet tem Atingido Patamares Bem Acima da Média, aliás do que iniciialmente seria de esperar, conseguimos tudo Isso, pela nossa Qualidade de Som, pela Nossa tecnologia, e pelo desempenhos dos Excelentes Profissionais que levam aos quarro Cantos do Mundo O melhor Da musica.

    Queremos Agradecer desde Já Aos Técnicos, Locutores e aos restantes que estão de camisola Vestida para elevar cada vez Mais Este Projecto.

    Se Der Para O Vosso Excelente Programa. estamos ao vosso Inteiro Dispor
    Obrigado

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: