« IObit Security 360, segurança em todas as direcções Apple apresenta anormal quantidade de pedidos e queixas de utilizadores »
30/12/2010
Escrito por em Dicas | 4.123 Leituras

Pensaram que no dia em que antecede o “Reveillon” não iriam ter o vosso Coffee Break? Estão agradavelmente enganados! A rubrica “Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos” está de volta com uma dica para a edição de ficheiros PDF! Mais propriamente, união (Merge) e divisão (Split) de ficheiros PDF sem a necessidade de software, apenas a conexão à Internet. Se não precisam de software, então do que precisam? LOVE! (“Amor”). Confiram!

Acharam o primeiro paragrafo “lamechas”? Bem, a culpa não é minha! O site que vos apresento é o ilovepdf:

Este site dedicado, de corpo e alma aos PDFs (com um endereço elucidativo), permite a utilização de uma ferramenta bastante útil em ficheiros PDF que é a união (Merge) e divisão (Split) destes. Como nem sempre temos todas as ferramentas informáticas ao nosso dispor onde quer que vamos, assim apenas precisamos de uma conexão de Internet para efectuar o pretendido – cloud computing at its best.

Começando com o tutorial. Este site permite-nos a união (Merge) e divisão (Split) de ficheiros PDF, por isso cliquem na função pretendida:

A título de exemplo, iniciei pela função de união (Merge). Cliquem em “Select PDF files” e aparecerá o pop-up característico para escolherem o ficheiro(s) para fazer o upload. Neste caso já tinha ficheiros que tinham sido divididos (split) pelo site por isso, queria uni-los (Merge) novamente:

Para exemplificação, apenas adicionei um ficheiro. Como a função escolhida é a de união (Merge) é-vos advertido que é necessário mais ficheiros PDF e que para isso terão de clicar novamente no botão de “Select PDF files”:

Após a adição de mais ficheiros PDF (mínimo lógico de 2 ficheiros), a opção de “MERGE PDFs” aparecerá, basta clicar nela.

Se tudo correr bem, irá aparecer o veredicto da operação, neste caso “Your PDF file has been processed correctly” – o ficheiro PDF foi unido correctamente. Podem esperar pelo pop-up automático para guardarem o ficheiro ou clicar em “Download PDF”. Também vos é apresentado o tempo restante em que o ficheiro vai estar disponível para download:

O tutorial para a união (Merge) de PDFs encontra-se concluído e já devem ter o ficheiro como pretendido.

Passando para a função de divisão (split) de ficheiros PDF… a primeira fase é semelhante. Cliquem em “Select PDF file” e aparecerá o pop-up para seleccionarem o ficheiro pretendido. Neste caso apenas poderão fazer o upload de um ficheiro!

Esta é a parte crucial! Nesta fase vão indicar como querer ver dividido o vosso ficheiro PDF. A segunda opção “Unique” é a mais simples! Caso queiram apenas uma determinada página do ficheiro em formato PDF, clicam na “bolinha” da opção “Unique” colocam o número da página do ficheiro em questão e clicam em “Split PDF” e Voilá! Irão para o ecrã em que aparecerá o pop-up automático para gravarem o ficheiro no vosso computador e a duração do link activo para download.

Caso pretendam divisões em diferentes páginas do ficheiro, então terão de optar pela primeira opção “Range”. No caso seguinte, o ficheiro tem apenas duas páginas. Caso ponham “Range” de 1 à 2 e cliquem em “Split PDF”… este não vos divide o ficheiro. A leitura que a interface, faz é que querem um ficheiro PDF da página 1 “to page nº” 2, ficando ficheiro da mesma forma que o enviaram. Por isso, têm de pensar em forma de “blocos”

O ficheiro que testei posteriormente continha 4 páginas e eu querias divididas folha por folha. Assim, é necessário colocar “Range” 1 “to page nº” 1 e clicar em “+ another range” e depois no próximo critério de “range” colocar 2 “to page nº” 2 e repetir o processo para o número de páginas que pretendem, como podem observar na figura:Depois de clicarem em “Split PDF” aparecerá o pop-up automático para guardarem o ficheiro no vosso computador e a duração do link activo para o download do ficheiro. Como podem observar na imagem seguinte, devido a ser vários ficheiros em PDF, o ficheiro que obtêm vem “zipado” (.zip). Dentro deste estará as páginas PDF de acordo com os critérios de range que solicitaram.

O Coffee Break desta semana despede-se. Espero que achem esta dica útil, mais não seja para os momentos em que precisamos desta funcionalidade e não nos encontramos equipados com todo o software necessário para o efeito. A rubrica vai para férias… já só volta para o ano! :smile:

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!


Este artigo foi escrito por em 30 Dez, 2010, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: