« Passatempo Natal 2010: cria um slogan e ganha prémios! Parted Magic, um dos melhores para gerir partições! »
29/12/2010
Escrito por em Dicas | 3.601 Leituras

…porque assim tem os seus dados mais protegidos enquanto navega no Firefox.
Como sabem o protocolo TSL/SSL é uma maneira segura de ter os seus dados criptografados enquanto os envia para o servidor, sendo assim mais difícil que estes sejam percebidos em caso de intercepção pelo “amigo-do-alheio”.
Para isso, a melhor maneira seria usar SSL em todos os sites mas, tal não é possível dado que nem todos os sites o podem fazer mas, e nos que se pode facilmente navegar usando SSL?
A solução seria utilizar https:// invés de http:// mas isso seria uma tarefa bastante maçante, especialmente em sites onde o SSL está em subdomínios (como o caso do https://encrypted.google.com, o nosso querido motor de busca usando o protocolo SSL), então há sempre quem pense em nós, utilizadores preocupados com os seus dados, e nos ajude no nosso dia-a-dia.
É o caso destes três add-ons para Firefox, uma ajuda indispensável para quem quer andar mais seguro (ou sentindo-se mais seguro), que, “forçam” com que navegue dados através do protocolo TSL/SSL.

1 – HTTPS Everywhere

Aquando do aparecimento do Firesheep este foi o add-on mais recomendado para que se navega-se usando SSL para que se contorna-se a própria eficácia do Firesheep. De sublinhar que a colaboração do The Tor Project é algo a ter em conta e de destaque.

httpseverywhere

Compatibilidade: Mozilla Firefox

Homepage: HTTPS Everywhere

2 – Force HTTPS

Outro similar ao HTTPS Everywhere, com a mesma função, porém tendo como autores Collin Jackson e Adam Barth, dois grandes nomes da área da segurança e da privacidade.

Compatibilidade: Mozilla Firefox

Homepage: ForceHTTPS

3 – ForceTLS

O nome é relativamente parecido com o ForceHTTPS devido a ser baseado neste e à sua função ser … igual.
A diferença entre este add-on e os outros é a presença de uma base de dados actualizada bastante completa no qual todos os utilizadores participam na adição e visualização dos dados e que ajuda em muito na identificação das páginas que suportam SSL.
Uma versão para o Firefox 4.0 beta está também disponível para utilização.

Compatibilidade: Mozilla Firefox

Homepage: ForceTLS And Strict-Transport-Security

Este artigo foi escrito por em 29 Dez, 2010, e está arquivado em Dicas, Extensões/add-on, Internet, Segurança, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
8 comentários em “KeroAddons: Proteja-se, use HTTPS…”
  1. Melhor era impossível! Já vi que não sou o único apologista da segurança máxima…Muito bom!

  2. Nice one :) Gostei muito.

    Agora só falta um “Keroaddons maximum security edition” para o chrome. Ainda não pesquisei… mas também “deve” haver não é? Acho que seria um post a considerar, não?

    Força nisso,

    Cumps

  3. Qual dos três aconselham a usar?!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: