« Friday Fun – Zombie Love! Dar uma vista de olhos…a esse software! »
26/02/2011
Escrito por em Dicas | 33.920 Leituras

Pois é, depois do último Service Pack lançado pela Microsoft desta vez para Windows 7, o arranque do computador tem sido uma das questões mais discutidas nos sites pelo mundo fora, especialmente pela lentidão que se verifica. Existem várias possibilidades para podermos resolver o problema da velocidade do arranque, como já apresentamos por aqui, pelo que vos deixamos aquela que parece ser a dica mais aconselhada.

A solução, pelo menos para mim, é esta:

  • Na caixa de busca no menu Iniciar, escreva MSCONFIG e clique na tecla ENTER
  • Na janela que se abriu clique no separador ARRANQUE e em seguida marque a opção SEM ARRANQUE DA GUI.
  • De seguida escolha a opção: OPÇÕES AVANÇADAS.
  • Agora na opção do número de processadores escolha o número máximo de processadores que o computador tem. ex: Dual Core, Core 2 Quad ou Core 2 Duo porque têm 2 ou mais núcleos)
  • Para terminar escolha a opção MEMÓRIA MÁXIMA e depois clique na «setinha» para poder colocar no número máximo de memória RAM que o seu computador tem.
  • Voilá, basta reiniciar e comrpovar. Resultou? Deixem o vosso feeback na secção de comentários!

Espero que com esta pequena ajuda obtenham o mesmo que eu, ou seja, rapidez na iniciação do computador para aceder logo logo aos seus sites favoritos: KeroDicas.com e KeroDownload.com.

Este artigo foi escrito por em 26 Fev, 2011, e está arquivado em Dicas, Outras, Tutoriais, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
14 comentários em “Arranque lento do seu Windows 7? Nós temos a solução”
  1. A do núcleo eu sacava, mas a da memória máxima, sinceramente nunca prestei atenção. Fiz a alteração e vou reiniciar daqui um tempo.
    Voltarei aqui para dizer se houve melhorias de fato!

    Valeu pessoal, obrigado!

    • Oscar Silva diz:

      Olá, companheiros.
      Começo por dizer que sou quase analfabeto nestas coisas.
      Mas falo do que fiz.
      Experimentei todas as dicas, continuava a ter que esoerar 5 minutos até que o windows arrancasse. Depois, funcionava muito bem, rapidinho até.
      Mas porquê esta demora no arranque?
      Já estava para instalar tudo de novo quando me lembrei do seguinte.
      Quando se fazem partições, o windows reserva logo uma partição pequenina para ele onde parece que guarda coisas dele e que eu desconheço. Então, arranquei pelo cd como se fosse fazer a instalação nova, avancei até personalizar e opções de unidade, formatei a tal partição, a primeira, só esta, são só alguns megas, não é aquela onde está instalado o windows. E saí, como se desistisse da instação. Dei reebot ao computador e não arrancou por falta de ntdr…
      Voltei a colocar o cd de instalação e agora mandei apenas reparar o arranque. Ficou porreirinho como nunca, rápidinho e tudo. Não perdi dados nenhuns.
      Lembrei-me de fazer este comentário, talvez possa ajudar alguém.

  2. Experimentei, mas o meu ASUS N61 JQ não se deu bem com as alterações (pus os 8 núcleos e os 4GB de memória e a opção sem arranque da GUI) ficando com o ecrã preto e apenas o rato se movia (não mostrava o ambiente de trabalho). Pus para arrancar com a GUI e reduzi o número de núcleos e de memória e agora sim, arranca bem, mas como já estava bem rápido, a diferença é pouca (mas nota-se).

  3. Tenho um colega meu que ficou com o ecrã todo preto mais desligou o pc e ligou outra vez entrou em modo segurança e pode voltar a redefinir valores… mas em alguns casos isto funciona

    • Sim tenho um Core i7 720 QM e foi exactamente isso que fiz:

      O ecrã estava todo preto (só mexia o rato) e reiniciei o pc. Iniciei o windows em modo de segurança, restaurei as definições e ficou tudo bem…

      Depois experimentei aumentar um pouco a memória (256Mb) e o número de núcleos (2) mas com arranque da GUI e ficou bem… Por agora está óptimo.

    • O ecrã fica tudo preto se clicares “sem arranque da GUI”.
      Mas o computador liga na mesma…

  4. Boas pessoal,

    Estas opções (assim como todas as outras que estão incluídas no msconfig) não foram criadas para acelerar seja o que for e sim para tarefas de despistagem de problemas, se repararem diz lá “processadores” e não “núcleos”, o objectivo é “desligar” processadores em equipamento que tenha mais do que um para detectar eventuais problemas, no vosso caso só têm “um processador” mas com vários núcleos a memória idem.

    O Windows gere automaticamente os recursos do sistema no arranque e usa aquilo que achar necessário, o mais que se pode fazer é desligar serviços do arranque (que é o que faz a aplicação Soluto) para tentar ganhar alguns segundos, mas muito sinceramente não vale a pena, se querem um arranque rápido usem a hibernação.

    Abraço. :)

  5. Fala quem sabe :wink:

  6. Ricardo Cruz diz:

    Pessoalmente não notei grande diferença.

  7. andre ribeiro diz:

    defrag c: -b

  8. davi solter diz:

    amigos tenho um i7 , coloco 4 ou 8 processadores?

  9. Olá :),
    O meu computador também estava lento e eu fui ao Msconfig, como aqui diz..só que não segui totalmente as indicações, fiz do outro jeito. No setor do “geral” tem lá arranque normal, arranque de diagnóstico e arranque selectivo…o meu estava em arranque selectivo e passei para arranque normal…e nos serviços (acho), desactivei o que estava selecionado. Resultou mesmo. O meu computador demorava mais de 5 minutos a arrancar e agora nem um minuto demorou :).
    Apesar de não ter seguido à risca as indicações, pelo menos foi util para descobrir o msconfig!
    Beijo *

  10. Eu tenho um i7 e coloquei 8 processadores e tirei a interface gráfica e desativei uma porção de programas que estavam inicializando pra testar e o boot ficou bem rápido.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: