« ZON: Internet a 400Mbps até 2012 Listagem dos downloads Junho 2009 »
02/07/2009
Escrito por em Downloads | 7.127 Leituras

firefox_ubuntupng

O Firefox 3.5 está aí cheio de novidades e disponível para todas as plataformas. Mas infelizmente, para o utilizador comum, o pacote para Linux vem no formato tar.bz2, ou seja, requer compilação, nada de difícil, mas inicialmente confuso. Por isso, apresento aqui a maneira mais fácil, segura e eficaz de instalar e ter sempre o seu Firefox 3.5 actualizado ;-)

Para isso, vamos adicionar um PPA, ou seja, um repositório. O Firefox 3.5 chegará aos repositórios oficias de todas as distribuições dentro de alguns meses, e se prefere não esperar, adicione já um repositório de software da equipa Ubuntu-Mozilla, e fique a desfrutar das novidades do navegador preferido da comunidade open-source, seja o seu sistema o Ubuntu Karmic Koala, o Jaunty Jackalope, o Intrepid Ibex ou até o Hardy Heron (e nos respectivos flavours, como Edubuntu, Xubuntu, Kubuntu, e até os sistemas baseados no sistema de repositórios de software apt, por exemplo, o Linux Mint)

Quanto às outras distribuições, infelizmente não uso e não tenho conhecimento de métodos de instalação, mas com alguma pesquisa no Google com certza encontrarão guias para instalação. Acreditem, algumas horas depois do lançamento oficial já existiam guias para várias distribuições, por isso, mais hora, menos hora, puderá calmamente instalar o Firefox 3.5 na sua distribuição de escolha.

kero_firefox

Para instalar no Ubuntu, é relativamente simples.Teremos que começar por, em Sistema»Preferências»Fontes de Aplicações»Aplicações de Terceiros,  adicionar dois repositórios:

deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu jaunty main

deb-src http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu jaunty main

(substituir jaunty por karmic, hardy, intrepid, consoante a vossa versão)

repositório

Agora, vamos importar a chave de autenticação do repositório, para tornar mais fiável e segura a ligação entre o seu computador e o servidor. Normalmente um simplesmente comando basta para isso, por isso, na consola:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com b34505ea326feaea07e3618def4186fe247510be

consola

Agora vamos actualizar a nossa lista de pacotes e ao mesmo tempo actualizar e finalmente instalar o Firefox 3.5 e um pacote que

sudo apt-get update && sudo apt-get install firefox-3.5 firefox-3.5-gnome-support

Agora aconselho a correr uma primeira vez o Firefox-3.5 (talvez o nome ainda esteja como Shiretoko Web Browser, mas é o Firefox 3.5, puro e duro, ;-) para importar o histórico, os cookies, as senhas e favoritos do Firefox 3.0, assim como verificar a compatibilidade dos seus addons.

Se quer mesmo remover a versão antiga do Firefox 3.0 e “migrar” para esta nova versão,

sudo apt-get remove firefox-3.0 firefox-3.0-branding

isto bastará…

E se quiser definir o Firefox 3.5 como o browser pré-definido do sistema, em Sistema»Preferências»Aplicações Preferidas, em Navegador Web, escolha Personalizado, e em Comando defina: firefox-3.5 %s

firefox_pre-definido

E está completa a sua migração para o Firefox 3.5, a versão do conhecido browser open-source que veio realmente polir a máquina, tornando-o mais leve e melhorando a performance geral. As novidades e melhoramentos desta versão são tantos que vale mesmo a pena seguir este guia e poder desfrutar, no final, desta bela vista:

about_shiretoko

Enjoy ;-)

Este artigo foi escrito por em 02 Jul, 2009, e está arquivado em Downloads, Internet, Linux, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
7 comentários em “Instalar o novo Firefox 3.5 no Ubuntu”
  1. Olá Daniel,

    Muito bom artigo!!

    Quanto a remover o firefox, também poderia ser deste modo:
    sudo apt-get remove firefox-3.0*

    Terminal power!! XD

    Abraço,
    Cláudio Novais

  2. E para uma limpeza completa, seria um sudo aptitude remove –purge firefox-3.0* – nem nada!
    O problema é que se ao fazer purge de alguns arquivos de config do Firefox 3.0, isso interferisse com o Firefox 3.5, pois esse poderia estar a usar alguns dos ficheiros de configuração do FF 3.0 Por isso, sugeri uma maneira segura!

    Uma coisa concordo: shell rocks!

  3. Como eu tenho o Ubuntuzilla toda vez que o firefox atualiza o meu também atualiza sem trabalho e nem stress.
    http://ubuntuzilla.wiki.sourceforge.net/ , tem também para o Thunderbird. É uma mão na roda.

  4. off topic
    Gosto das barras dessa "skin" do ubuntu, Como colocar?

  5. Feihrmann diz:

    Ola, o que significa o %s ou %u no final do comando do botão exemplo firefox-3.5 %s.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: