« Recuva 1.32.444 Comodo System Cleaner 2.1.114194.1 »
30/10/2009
Escrito por em Downloads | 4.787 Leituras

O Wubi é um instalador livre e oficial da distribuição do Ubuntu Linux para sistemas operativos Windows. O objectivo do projecto é permitir aos utilizadores do Windows que não estão habituados ao Linux para que possam utilizar o Ubuntu sem o risco de perder informações durante a formatação ou partição do disco. É possível também desinstalar o Wubi a partir do Windows.

Não se trata de uma máquina virtual, mas sim de uma instalação autónoma numa imagem de disco. O Wubi foi incluído no Ubuntu 8.04 Hardy Heron.

O Wubi não instala o Ubuntu directamente numa partição própria, e não pode aproveitar o espaço livre do disco rígido para instalar o sistema operativo. Entretanto, isso pode ser feito através do LVPM (Loopmounted Virtual Partition Manager), que permite transferir a instalação gerada pelo Wubi a uma partição designada para esse fim.

Compatibilidade: Windows 98/2000/XP/Vista
Licença: GNU/GPL
Homepage: Wubi-Installer
Download: Wubi 9.10

Este artigo foi escrito por em 30 Out, 2009, e está arquivado em Downloads, Linux, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
17 comentários em “Wubi 9.10”
  1. brunobarros diz:

    uma pergunta, este wubi ja trás o ubuntu 9.10???

    obrigado

  2. Boas pessoal

    nao costumo fazer muitas instalações deste tipo nos pc's
    por isso queria perguntar se ao instalarmos isso corremos algum risco de comprometer o funcionamento do Windows e se perdemos alguma informação.
    desde ja agradeço a resposta

  3. Lycanthrope diz:

    Daniel Rodrigues,
    tu que sabes tudo do mundo Linux… Eu instalei o office 2007 atravéz do Wine e queria saber se há alguma possibilidade de ter os updates do office via net? Qual a solução?
    Desde já o muito obrigado

    Cumps

    • Olá,
      Também quando inicialmente mudei para Linux a minha principal preocupação foi instalar o Office 2007, programa fantástico, e efectivamente consegui, só que a minha versão era, digamos não era totalmente oficial e não consegui activar e hoje sou um utilizador satisfeitíssimo do OpenOffice + os seus fantásticos addons (e agora com opinião de que o Office 2007 tem graves problemas de usabilidade).
      Não sei se funcionará,mas a certeza que te posso dar é que qualquer aplicação do Wine tem ligação à Internet como o restante sistema (aliás, eu corria BtNext no Wine com melhores velocidades do que no Windows), mas é possível que funcione. Questão de tentar, mas acredito que a "emulação" que o Wine cria chegue até esse ponto ;)
      Se funcionar diz qualquer coisa ;)

      • Lycanthrope diz:

        Hello again :)
        Ainda não consegui fazer nada quanto às actualizações porque apenas sabia fazer as actualizações através do Windows Update, por isso não tou a ver como fazer para o office… Quanto a usar o office apenas uso devido à sua grande base instalada e como tal, em trabalhos para a Universidade não posso estar a correr o risco de incompatibilidades entre plataformas, por isso é que ainda uso o Office porque teria todo o gosto de utilizar o Openoffice.

        Agora tenho outra questão: como é que ponho a font Times New Roman no office? É atravéz do Wine? Como?
        Desculpa lá e obrigado :)

        Cumps

        • Desculpa, pensava que as actualizações do Office eram pelo próprio Office. Windows n00bice!
          Quanto ao OpenOffice e à compatibilidade, se estivermos a falar do formato .doc (podes salvar em e abrir sem problemas), é garantida, o .docx por vezes tem alguns problemas, mas essa comaptibilidade vai ser melhorada na nova versão do OpenOffice, 3.2, a sair este mês ;) O OpenOffice é poderoso e muito versátil, ainda agora estava a ler feeds e me apareceu isto: http://www.linuxjournal.com/content/3-recent-open… e podes procurar verificar as extensões (que melhoram ainda mais esta suite) aqui: http://extensions.services.openoffice.org . Vale a pena o teste ;)
          Quanto às fontes e o office 2007, lembro-me na altura em que instalei, não tive nenhum problema. Tens o pacote ubuntu-restricted-extras instalado no Ubuntu? Se tiveres, as fontes deverão estar lá. Caso não tenhas, acho estranho, mas podes tentar instalar no synaptic o pacote ttf-mscorefonts-installer ou procurar no Software Center por Microsoft Fonts. Supostamente instalando esse pacote, as fontes usuais do Office, do estilo Arial, Times New estarão disponíveis tanto para o Ubuntu como para as emulações do Wine.
          Se mesmo assim não der, o que duvido muito, podes fazer uma coisa muito simples para adicionar essas fontes ao Ubuntu. Vais ao XP ou arranjas na net a pasta do Windows C:/Windows/Fonts e no, Ubuntu, abres a tua pasta pessoal clicas em Ctrl + H para ver os ficheiros escondidos e navega até à pasta .wine/drive_c/windows/Fonts e colas aí o conteúdo da tal pasta do Windows. É tudo o que me lembro por agora, e acho que deves mesmo conseguir, talvez nem precisas de passar da 1ª sugestão. lol :)
          Enjoy ;)

          • Lycanthrope diz:

            Hello almighty do Ubuntu :).

            Quanto a isso do "ubuntu-restricted-extras", não faço a mínima do que seja lol… se calhar não tenho. Contudo, fiz o ttf-mscorefonts-installer e como não tinha instalado, instalei e Voilá! Já tenho as o Times New Roman no office. Obrigado.
            Quanto ao OpenOffice, não irei utilizar para já, mas fica retido as tuas sugestões e serão seguidas/exploradas num futuro mais folgado lol.
            Mas (já que perguntas lol) estou com outro problema no Wine que o mais provável é ser as configurações mal configuradas e como tal dá-me erros quando tento abrir directamente um ficheiro word ou excel pelo office. Pelo que tenho que abrir o word e depois por abrir->procurar o documento e já dá. Os erros que me dão os seguintes: http://dl.getdropbox.com/u/1698402/erros1.png http://dl.getdropbox.com/u/1698402/erros2.png http://dl.getdropbox.com/u/1698402/erros%203.png http://dl.getdropbox.com/u/1698402/erros%204.png
            Também sabes resolver isso?
            Ah! Estou a responder através do vista porque não consegui ver os public links da dropbox para os ficheiros… como é? É que no Vista aparece a dropbox quando se clica com o lado direito e depois tem a opção de copiar o link… help? :)

            Cumps e desde já o muito obrigado

          • O Ubuntu-restricted-extras é também um pacote. Podes procurar no Software Center que encontras ;) (inclui flash e codecs, etc…).
            Quanto ao erro, não faço a mínima. A minha experiência no Office emulado é diminuta, de um ou dois dias. O melhor é googlar isso ;)
            No Dropbox ubuntu? O Dropbox estava a correr? No meu basta ir à pasta pessoal, Dropbox/Public, right click no ficheiro e já está ;)
            Certifica-te que o Dropbox está a correr, a mim nunca me deu problemas. Já agora, estás a usar que versão do Ubuntu?

          • Lycanthrope diz:

            Hum… vou checar isso :)
            Quanto ao erro, obrigado na mesma, depois eu dedico-me a pesca então :) (procurar e tal lol).
            Sim, a dropbox tava a correr, mas podia ser de ter acabado de instalar. Mas eu depois confirmo outra vez se da.
            Que versão do Ubuntu estou a utilizar? Qual achas? 9.10 :) (instalado no windows). Está-me a espantar pela positiva na rapidez…. É pena comer demasiado bateria no portátil e não me indicar o tempo restante de bateria (help?) Mas de resto é uma máquina :).

            Cumps

          • Andei a procurar e encontrei um problema semelhante, mas sem resolução- >http://groups.google.com/group/UbuntuMini/browse_
            Existem outras maneiras para monitorizar a bateria, por exemplo, screenlets (vê lá para o meio do artigo):
            http://www.kerodicas.com/downloads/software/linux

            Ainda bem que o Karmic bomba. Até aqui no meu velhinho laptop isto voa. Awesome :o

          • Lycanthrope diz:

            Obrigado pela confirmação do prob da bateria. Agora sei que não é devido a "azelhice" minha. O SO ainda é novo por isso talvez depois corrijam :).
            Ah! Quanto a dropbox devia ser de ter acabado de instalar e tar a precisar de reiniciar. Porque agora aparece-me normalmente :).
            Obrigado.

            Cumps

            PS: Se ainda tive-se respondido que estava a usar a 9.04 espancavas-me não? lol kidding

          • Christian diz:

            Obrigado pela dica,me foi muito util.Valeu

  4. boas caros amigos sou novato no ubuntu mas instalei a versao 9.10 e a unica coisa que nao consigo e que me faz imensa falta é meter o kanguru e160e a funcionar.
    sera que me podiam dar uma ajudinha ?
    cumprimentos.

    • AMIGO RICARDO
      por enquanto, a melhor forma de poderes usar o kanguru no 9.10 é recorrer ao wvdial.
      Instala-o (synaptic). Introduz a placa e aguarda que o icon surja no desktop.
      Na consola executa wvdialconf. Criar-te-á o ficheiro de configuração da tua placa em /etc/wvdial.conf.
      Edita-o (gedit) e acrescenta as linhas:

      phone = *99#
      Username = (o nº da tua placa: 93…)
      Password = (o pin do cartão)

      Para ligares executa na consola wvdial como root.

  5. Christian diz:

    Muito obrigado Daniel Rodrigues pela dica de como colcar as fonts da Micr$$oft no Open Oficce me ajudaram.Valeu.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: