« LiberKey, o canivete suiço das aplicações Faça os primeiros testes ao Internet Explorer 9 »
16/03/2010
Escrito por em Downloads | 2.853 Leituras

AmaroK é considerado por muitos utilizadores de Linux, o melhor leitor de música que existe na actualidade. AmaroK utiliza o toolkit Qt4, permitindo que, num futuro próximo, chegue também aos PC’s com Windows e Mac.

Saltando da versão 1.4.9 directamente para a versão 2.x, são notáveis as alterações impostas da nova versão. Além da cara lavada (antes era assim), esta nova oferece:

  • Uma completa integração de serviços online de música como o Magnatube, Jamendo, MP3tunes, Last.FM (que a versão anterior já suportava) e a Shoutcast;
  • Novo API e suporte de plugins para uma melhor integração;
  • Uso de tecnologias do KDE4;
  • Uma base de dados MySQL.

De notar que a partir da versão 2.2.2 foram reintroduzidas algumas funcionalidades que desapareceram no “salto” para a versão 2.x, como por exemplo as etiquetas de música personalizadas para melhor organização da biblioteca. Já nesta versão mais recente (2.3.0), a barra de ferramentas do AmaroK encontra-se redesenhada e a partir de agora também é possível “rodar” a aplicação em resoluções ainda mais compactas.

Está disponível para as mais diversas distribuições do Linux. Na mesma página de download, está disponível a versão Beta para Mac (mais estável) e outra versão Alfa para Windows (mas muito instável – precisa de instalar o KDE no Windows).

Para instalar o programa em qualquer versão Linux, deverá acrescentar os repositórios correspontes e instalar a AmaroK a partir do gestor de pacotes (Synaptic/KPackage Kit).

Compatibilidade: Todas as versões Linux
Licença: GPL
Homepage: AmaroK
Download: AmaroK 2.3.0 “Clear Light” Final

Este artigo foi escrito por em 16 Mar, 2010, e está arquivado em Downloads, Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “AmaroK 2.3.0 “Clear Light” Final”
  1. André Vieira diz:

    É pena ser KDE. Um leitor de musica desse nível para o Gnome era fenomenal.

    • O Gnome também tem excelentes leitores de música, mas sim, o Amarok é muito bem, apesar de, sinceramente, nunca ter “ido à bola” como ele.
      Mas projectos como o Banshee, o Exaile (muitas vezes tomado chamado de Amarok em GTK), o GMusicBrowser (para grandes colecções) e recente interessante projecto do Guayadeque.
      Mas actualmente, a minha preferência recai sobre o Banshee e o MOC (ok, este é bastante geek mas faz aquilo que deve fazer espectacularmente bem ;-)).

      • André Vieira diz:

        Obrigado pela dica do Guayadeque. Não o conhecia e aparentemente sacia a minha necessidade de um leitor de musica simples e leve.

        O MOC… duvido que atine com aquilo, mas também vou experimentar eh eh.


  2. André Vieira:

    É pena ser KDE. Um leitor de musica desse nível para o Gnome era fenomenal.

    Mas se quiseres instala-o no Gnome sem problemas de maior. Basta adicionar o repositório do AmaroK, ir ao Synaptic (ou idêntico) e instalar o amarok_kde4 (tenho a ligeira impressão que é desta forma).

    • Para instalar no ubunutu 9.10 é assim desta maneira:
      (Amarok 2.3
      For users of 9.10, Amarok 2.3 is available in the backports PPA, alongside KDE 4.4.

      Follow the Repository Guide to add ppa:kubuntu-ppa/backports and install Amarok

      Or from a terminal run this:

      sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install amarok
      )
      No arch Linux

      su

      ou

      sudo pacman -S amarok

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: