« A Vuvuzela continua o seu plano de conquista do Mundo: atinge o Youtube agora Problemas relacionados com o iPhone 4 »

A Microsoft apostou nas redes sociais e na integração com o serviços web nesta nova suite composta pelo Live Photo Gallery, Movie Maker, Mail, Writer e Messenger neste novo Live Essentials (beta ainda) de forma a aumentar a interação e criatividade do utilizador.

O intuito desta nova versão é ligar o Windows 7 aos serviços utilizados pelos utilizadores do Windows Live no seu dia-a-dia, não só da Microsoft, mas outros como serviços de vídeo e fotos, e-mail, blogs, produtividade e redes sociais.

Fomos testar o programa e começamos pelo mais utilizado o Windows Live Messenger. Um dos pontos que nos salta logo à vista, e o qual foi várias vezes referenciado durante o desenvolvimento desta versão, é a interactividade com as redes sociais. Logo ao inicio pede se quer ligar-se ao Facebook e/ou MySpace e fazer os respectivos login’s.

Ao iniciarmos o Windows Live Messenger, com o login efectuado nas redes sociais que utilizamos, deparamo-nos com uma página onde é apresentado os destaques. Pode efectuar a ligação a várias redes sociais e não apenas ao Facebook e ao MySpace. O YouTube é uma das muitas disponíveis, neste caso sempre que um contacto seu adicionar um vídeo aos favoritos ou enviar para o YouTube ficará a saber através dessa página.

O programa oferece uma interactividade bastante aliciante com as redes sociais, pode por exemplo ver todas as actividades dos seus contactos nas redes sociais, comentar publicações do Facebook, conversar com todos os contactos do facebook no WLM, e muito mais…

Vamos agora aos contactos. Eles são apresentados na lateral direita de forma bem organizada no meu ponto de vista. Pode filtrar os contactos por grupo (se assim os tiver organizados) ou apenas visualizar os que estão online. Um dos pontos fortes que achei interessante enquanto testava o WLM é a navegação por abas nas conversas. Já não vai ter as inúmeras janelas abertas se por norma falar com muitas pessoas. As conversas são agora apresentadas numa única janela permitindo a navegação por abas, basicamente como se faz actualmente nos browsers. Se quiser abdicar desta grande janela onde é apresentada a interactividade com as redes sociais pode activar o modo compacto com a tradicional lista de contactos apenas. É de referir que até os Emoticons foram actualizados.

Não testamos ainda todos os programas deste pacote, mas para brevemente fica a promessa de uma apresentação mais detalhada das novidades, até lá fique com o download já disponível.

Clique aqui para download da versão PT

E como não podia deixar de ser os Bugs “andem aí”

Bug 1 – Bem me parecia que me estava a sentir sozinho…afinal as pessoas falavam eu eu nada recebia; Resolução entrar no Ebuddy, falar normalmente e puff começa a funcionar o messenger normalmente.

Bug 2 – É possível adicionar qualquer conta do Youtube no gestor de serviços… basta saber o username!

Obrigado David Silva pelo empréstimo do Username do Youtube.

Este artigo foi escrito por em 24 Jun, 2010, e está arquivado em Downloads, Software, Tecnologia, Utilitários, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
19 comentários em “Windows Live 4 Essentials – 1º Beta público – Já Disponivel! (Bugs incluídos)”
  1. Isabel Mendes diz:

    Vou ficar a aguardar…porque é que nunca disponibilizam estes programas quando os anunciam? parece que nos querem obrigar a andar sempre a controlar o site deles… :S

  2. Nelson Cintra diz:

    já dá! :D

  3. Luís Maduro diz:

    Já alguem descobriu como se altera os nomes em visualização (dos amigos) e até alterar o vosso próprio nick? Isto de os nomes estarem associados as redes sociais tem muito que se lhe diga!

    • O pormenor mais ridículo desta nova versão é não poder alterar o nome do Messenger. Não é já possível ligar apenas a webcam, só videochamada.
      Agora não se bloqueiam contactos: ignoram-se. Sim, a opção bloquear contacto é, agora, “Invisível para esta pessoa”. É um pouco menos desagradável. Podemos tornar-nos invisíveis não só para pessoas como para categorias de pessoas.

      • João Morgado diz:

        Eu até acho bem. Estou farto daqueles nicks extensos como as pessoas usam no msn e como usavam no hi5. O que vale é que no facebook as pessoas já perceberam como realmente se chamam!

        E associarem os nomes as redes sociais acho que é a melhor descoberta do windows live! Finalmente um lugar onde se agrupam todos os amigos das redes sociais!

        • De certa forma é verdade: torna-se menos confuso, mas as pessoas com versões anteriores continuam a ver os utilizadores do WLM 2010 com o mesmo nome que antes, e não com o nome do seu perfil do Windows Live. E por falar em perfil do Windows Live, há uma muito maior segurança e facilidade de utilização do mesmo.

          • João Morgado diz:

            Pois, espero que até ao lançamento da versão final eles melhorem esses detalhes ;)

  4. Eduardo Barbosa diz:

    Acho que a interface não ficou muito bem conseguida. Está muito confusa. É pena, porque gosto bastante da actual. É bastante simples e limpa.

    • João Morgado diz:

      Também não concordo. Gosto muito da nova interface. O unico senão é chupar muito!
      E tens sempre a opção no canto superior direito de mostrar a interface antiga! ;)

  5. Não concordo contigo Eduardo, acho que a Interface está espectacular, principalmente a interface das actualizações das redes sociais, tá simplesmente espectacular.

    Para quem tiver o erro 8100043b, o problema está no nome da máquina. Não pode conter caracteres acentuadas.
    Se este for o caso, teêm que editar a chave Machine Name em HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\MSNMessenger e tirar os caracteres acentuados

  6. É pena é ainda só haver em português do brasil, mas mesmo assim dá para usar bem.

    O único problema que encontrei foi o facto de o messenger plus não funcionar com esta versão, pelo menos eu não consegui meter a funcionar. Será que temos que esperar que saia uma nova versão do plus para funcionar com o wle 4beta?

    • João Morgado diz:

      Sim, povavelmente! Eu sinceramente não sinto a necessidade do plus. Tinha a vantagem de agrupar as conversas por tabs (eu não uso mas há ai muito pessoal que realmente gosta disso) e também permitia ver os nicks com cores (coisa que acho ridicula, é muito mais fácil encontrar com quem quero falar se o contacto tiver o nome da pessoa).

      Sei que tem muitas outras funcionalidades, mas no meu caso (e acredito que na maioria dos utilizadores) são dispensáveis.

  7. João Morgado diz:

    E já viram o live galery? Está muito bom. O face recognition é sem dúvida uma grande mais valia. Finalmente este programa vai passar a ter um bom uso diário :)

  8. Mais um bug: Em grupos não da para ver os nicks das pessoas.

  9. Tiago Batista diz:

    Deixa esperar pela final .
    Em relação ao Plus!, eu gosto porque mostra as cores dos nicks ( embora não use ) e tenho activada a opção de mostrar quem se desliga e altera o nome, mas estou curioso em relação a tal . ( :

  10. Eu não consigo receber mensagens dos meus contatos e na descrição do texto acima ficou um pouco confuso.

    “Resolução entrar no Ebuddy, falar normalmente e puff começa a funcionar o messenger normalmente.”

    Isso significa que eu entro no Ebuddy, falo qualquer coisa e depois abro o programa WLM e ele começa a funcionar? Não consigo ver sentido nisso.

  11. pessoal a mim aperece o erro 8100043b.. como faço isto… :(

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: