« Company of Heroes Online ganha novo trailer Conhece o processador mais rápido do mundo? Chama-se IBM 5.2 »
10/09/2010
Escrito por em Desenho / Imagem | 2.410 Leituras

Para “pequenos” e simples trabalhos. É o que se pode dizer desta aplicação desenvolvida para KDE e que tem como função a edição, criação e exportação de ícones

KIconEdit Save Window

Simples e bastante completo este editor de icones exporta para a maioria dos formatos existentes

Tecnicamente projectado para criar ícones, este programa é realmente uma mais valia na edição e não na criação dos mesmos. Caso queira criar ícones o melhor que tem a fazer é mesmo, usando o GIMP e/ou inkscape, criar uma imagem num formato quadrado ao seu gosto para poder posteriormente importar com este programa.

Ausente de grandes funcionalidades, o KIconEdit é centrado numa simples alteração e edição de um ícone pois, usando uma grelha distribuída em pixeis, é necessário fazer uma edição pixel a pixel (algo um pouco inconveniente mas que, para os tamanhos pequenos que os ícones têm, é quase o ideal)

KIconEdit_Atalhos

Quase todas as ferramentas têm atalhos de teclado personalizáveis

Com possibilidades de desenhar rectângulos, quadrados, círculos e elipses com ou sem preenchimento, além de um “lápis” de desenho livre, um pincel de spray, desenho de linhas e ainda preenchimento as opções são limitadas pois, como referido anteriormente, este programa não se destina ao desenho, mas sim à edição de ícones. Dispondo ainda de ferramentas para selecção (quadrada ou rectangular) de imagem e de algumas (poucas) outras ferramentas, existe também uma pré-visualização do trabalho a ser feito.

A palete de cores permite cores personalizáveis e ainda escolher uma cor existente no ícone através da ferramenta de selecção de cor possui ainda alguns bugs, bem como o “Undo” (Desfazer … também míticamente conhecido como o ctrl+z) que o torna quase inutilizável.
Para instalar este programa basta escrever na consola “apt-get install kiconedit” como root.

KIcon_Settings

Como o programa não apresenta muitas funcionalidades, as definições são também elas muito simples

Veredicto:

Para quem procura uma ferramenta de extrema simplicidade na edição de ícones esta é uma boa opção, para quem quer uma ferramenta de criação e edição de ícones esta não é, decididamente, uma opção devido às poucas funcionalidades. O método de criação de ícones pixel a pixel embora ainda utilizado, é já considerado muito obsoleto.

Compatibilidade: Linux

Licença: GNU-GPL

Homepage: KDE – KIconEdit Page

Download: Download (Usando o APT)

Este artigo foi escrito por em 10 Set, 2010, e está arquivado em Desenho / Imagem, Dicas, Downloads, GNU/Linux, Linux, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: