« Friday Fun USBDeview, não há dispositivo USB que lhe escape! »
10/09/2010
Escrito por em Downloads | 4.460 Leituras

O Firefox 4 é a nova geração do popular browser da Mozilla. Mesmo que ainda rotulado de software Beta, o Firefox 4 está cada vez mais a prometer um excelente lançamento e a animar ainda mais o mercado dos browsers. Promete trazer compatiblidade com o HTML5 e o CSS3, o formato de vídeo WebM, uma nova interface, a interface de gestão de separadores Firefox Panorama, o Firefox Sync (anteriormente conhecido por Weave), a possibilidade de criar AppTabs (semelhante ao ‘Fixar separador’ do Chrome), e muitas mais melhorias em termos de funcionalidade e velocidade. Se for corajoso o suficiente para instalar já o Firefox 4.0, com actualizações diárias e quantidades massivas de bugs à espreita, está na altura de continuar a ler este artigo.

Antes de continuar, sou moralmente obrigado a avisar se o que procura é estabilidade, não é nestas versões diárias do Firefox 4.0 que a vai encontrar. Apesar de actualmente estar minimamente adequado para uso diário, por vezes ainda noto alguns bugs e algumas funcionalidades incompletas, portanto talvez o melhor seja pelo lançamento da versão final já no final do mês/início de Outubro.

Mas se não teme bugs/crashs ocasionais e pretende mesmo testar as novas funcionalidades do Firefox 4, o procedimento é também bastante simples. Antes de mais, e porque alguma estabilidade por vezes é necessária, é importante mencionar que pode manter e utilizar sem qualquer problema a sua actual instalação do Firefox a par com o Firefox 4.

Para instalarmos o Firefox 4, é necessário primeiro adicionarmos um repositório que contém essas actualizações diárias do programa. Para isso, basta abrirmos Sistema > Administração > Fontes de Aplicações , aba Outro Software e clicarmos em Adicionar. Aí, colamos… ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa

e confirmamos clicando em Adicionar Fonte. Fechamos a janela e de seguida instalamos o Firefox 4.0, utilizando, por exemplo, o Centro de Software Ubuntu (Aplicações > Centro de Software Ubuntu). Aí instalamos os pacotes firefox-4.0 e firefox-4.0-gnome-support.

Caso prefira utilizar a leve, multi-facetada e poderosa consola, o processo é nada mais, nada menos do que simples e rápido:

  sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get install firefox-4.0 firefox-4.0-gnome-support

O Firefox 4 estará disponível para exaustivos testes no menu Aplicações > Internet > Minefield 4.0 Web Browser.

Extra, extra! Firefox 4 como browser por omissão

Se deseja tornar o Firefox 4 como seu browser pré-definido (coisa que já fiz há alguns dias, até agora sem qualquer problema relevante), basta aceder a Sistema > Preferências > Aplicações Preferidas, e em Navegador Web, seleccionar Minefield 4.0:

Et voilà! ;)

Este artigo foi escrito por em 10 Set, 2010, e está arquivado em Downloads, Linux, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: