Este é um artigo de análise do André Almeida para o KeroDicas.com
O Opera, amado por muitos, desconhecido por outros tantos, é um browser dos mais completos que conheço. Sempre usei o Opera e este sempre foi bastante “avançado” em relação à concorrência. Tem um excelente visual, simples, limpo e bastante intuitivo, permitindo a instalação de temas e personalização ao nosso gosto. O obectivo deste artigo passa por apresentar a seguir um completo artigo no sentido de mostrar ao público o porquê de usar e recomendar este explorador de Internet.
De forma muito sucinta, o Opera apresenta as principais características listadas abaixo:
Opera Sync:
Hoje em dia temos imensa necessidade de aceder aos nossos favoritos e nada melhor que os ter sempre sincronizado nos pc’s que usamos quer no trabalho, em casa, na universidade, … Para isso, o Opera usa o Opera Sync que nos permite aceder a todos os nossos favoritos. Podemos fazê-lo de forma online (acedendo ao My Opera), ou sincronizando a nossa conta do Opera e tendo os favoritos sempre actualizados nos diferentes pc’s. O sync faz a sincronização de favoritos, passwords, fast dial, histórico, notas, etc.
Opera Turbo:
Por vezes, temos a infelicidade de estarmos conectados a uma rede lenta, “pesada”, com muita gente a sobrecarregar a rede. Isto leva a uma enorme lentidão na navegação e abertura de páginas com imagens, vídeos, … Para isso existe o Opera Turbo que serve para acelerar a navegação. Mas como? Simples. Deixa de carregar as imagens na sua totalidade e caso queiramos podemos mesmo impedir que as mesmas sejam carregadas. Isto acelera o carregamento das páginas e consequentemente a nossa navegação.
Opera Mail:
Outlook? Thunderbird? Para quê, quando temos o Opera Mail que faz o mesmo? O Opera tem um gestor de emails que nos permite configurar várias contas e fazer o que outros softwares alheios fazem.
Opera Unite:
Aqui, o Opera é melhor que qualquer outro browser. É uma ideia tão futurista que teríamos de instalar imensos programas para fazer o que este browser consegue fazer. Basta configurar o Opera Unite e será gerado um link. Esse link é a única coisa que têm de partilhar com os vossos colegas. Apartir daqui podemos partilhar ficheiros, stream de músicas e vídeos, partilhar álbuns de fotografias, … sem ter de alojar. O nosso computador serve de mini-servidor!
No Opera Unite temos:
- File Sharing;
- Photo Sharing;
- Music Sharing;
- Stream Sharing;
- E muito mais que podemos instalar … ;
Ideia futurista? Eu penso que sim, tendo em conta o que os outros browsers fazem.
Extras:
MouseGesture: Através do rato, podemos abrir e fechar abas, retroceder, avançar, … tudo com apenas movimentos do rato. Muito útil.
FastDial: local onde podemos colocar as nossas páginas preferidas para abrirmos mais rapidamente.
Agrupamento de abas: Permite agrupar as abas para melhor arrumação.
Mosaico: O Mosaico serve para dividir o Opera em várias janelas. Como assim?!? Imaginem que tem duas abas abertas ao qual precisam de comparar valores entre uma página e outra. Para não andarem de uma aba para outra, podemos carregar no botão do mosaico e o browser divide-se em dois. Metade do ecrã tem uma aba, e a outra metade tem outra. Terá de adicionar o botão indo a Aparências – Botões – Browser – Arrastar o botão mosaico para o local que deseja no browser.
Criar Pesquisas: Pesquisar nos motores de busca dos sites que mais gostamos sem precisar de os aceder? Sim é possível. Para isso basta ir ao site (ex: youtube) e no motor de busca, clicando no botão do lado direito escolhe-se criar pesquisa. Escolhemos uma inicial (ex: y) e guardamos. Depois na barra de endereços, basta colocar a inicial da palavra chave, seguida de espaço e o que queremos pesquisar. Ex: (y KeroDicas)
Prós:
- Opera Sync – melhor que qualquer outro que usei em outros browsers.
- Opera Mail- não necessitamos de ter outro gestor de emails instalado e a consumir mais memória.
- Opera Turbo- acelera a nossa navegação em redes mais lentas.
- Opera Unite- permite fazer do nosso computador um autêntico servidor na partilha de informação, de fotografias, stream de vídeos, …
- O scroll do opera é suave, dando uma sensação mais agradável na visualização das páginas.
- Existe muito mais para descobrir…
Contras:
- Consome mais memória que os seus rivais, dependendo do que temos a executar (Opera Mail, Opera Unite, Opera Sync,…)
- Desempenho menor em relação ao Chrome (mais lento no arranque, no carregamento das páginas,…).
Outras vertentes:
Opera mini: Versão para smartphone do Opera. Permite sincronização dos favoritos e múltiplas abas.
Por fim, para aqueles e aquelas que queiram conhecer este explorador em profundidade poderão descarrega-lo para instalação através DESTE LINK para versão Windows, ou NESTE LINK para a versão MAC e também para o Linux NESTE LINK.
Este artigo foi escrito por Mario em 03 Fev, 2012, e está arquivado em Análises, Destaques, Dicas, Downloads, Internet, Programas, Software, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Parabéns André Almeida, está excelente a review!!
Cumps
Obrigado Ruben… Fi-la ontem à noite. Sempre que precisarem de ajuda é só dizer.
Esqueci-me de referir que a versão para linux é igualzinha, tendo todos os “extras” que a do windows.
cumps
Muito obrigado André, já te enviei um email…
André Almeida e os consumos de memória do Opera? São comparativamente ao Chrome e Firefox, menores maiores ou iguais?
Se forem menores talvez mude para o Opera.
Boas…tens nos Contra a falar sobre isso
São efectivamente maiores, mas tendo em conta o que o Opera oferece (Fast Dial, Mouse Gesture , …) acho que compensa. Instalei o Fast Dial no Chrome para testar e sinceramente, acho que é relativamente pior e o consumo de memória “disparou”.
Agora, o Chrome sem addons consome menos que o Opera.
cumps
Um reparo: quando dizes FastDial, queres dizer SpeedDial, não?
Sim exato, confundi com o addon da concorrência…
Ainda me esqueci de falar sobre podermos recuperar as abas fechadas e ainda podermos fazer download de torrents pelo browser…
cumps
Melhor browser que anda para aí
o que acham do opera x64
Esta review foi feita no SO de 64bits… Tenho um outro pc que é 32 e sinceramente não noto diferenças nenhumas de um para outro a nível de performance, crash, …
qual foi versao do opera que utilizas te para review
11.61 para SO 64bits.
é uma review em jeito tutorial. muito bom.
digo isto porque dados tecnicos e desempenho nao tens mencionado.
o instalador de updates integrado, é uma maravilha, estamos sempre as espera das novidades.
ja no firefox é uma chatice tem de se instalar o browser de novo a cada update.
Falei pouco do seu desempenho, comparei-o apenas ao chrome que para mim é um excelente browser e o mais rápido.
Contudo, poderei fazer o teste de comparar o desempenho e gasto de memória entre ambos e até o FF
cumps
PS: quanto à actualização, sim é bastante prático. O FF tem de ser realmente instalado a cada vez que sai uma nova versão.
aproveito para perguntar.
ter o speed deal com perto de 100 favoritos, torna o browser mais lento? mais ram? mais tempo abrir?
estou com esta duvida porque ja a muito tempo que tenho o speed deal com muitos links, e a cada semana vou adicionando..
Sinceramente não sei…acredito que prejudique essêncialmente o arranque e consuma mais ram…
Talvez possa fazer uns testes a semana que vem comparando o Opera aos outros browsers e posso experimentar o speed deal com muitos (neste momento tenho 14)
cumps
Ola boa noite,
Já agora é de referir que este browser possui um controlo por voz, que apesar de estar em inglês pode ser bastante útil para quem tenha dificuldades motoras, ou simplesmente preguiça :P. Basta dizer “OPERA” e o nome da acção que queiramos executar e voila ela acontece. Esta opção tem que ser activada no nas configurações. e implica o download de um pacote de voz.
Háa e para aquele mais entusiastas possui igualmente como a concorrência a opção de vermos o código fonte das paginas. Com o Opera DragonFly. A meu ver esta opção é bastante melhor no opera do que a existente na concorrência.
Cumprimentos
Sim é verdade, possui sim mas vou ser sincero…Nunca usei
Como disse nos prós:
“Existe muito mais para descobrir…”
Parabéns pelo excelente artigo! Só queria comentar que sou usuário do Opera faz mais de uma década, e não o troco por nada! É, simplesmente, o mais rápido e completo navegador que existe, especiamente para computadores um pouco mais velhos e com pouca RAM (experimentem abrir 50 abas no Firefox em um computador com 512 MB ou até com 1 GB de memória RAM para ver quanto sobra!).
Também, queria contribuir falando sobre o gestor de RSS incorporado no Opera, que não foi comentado aqui: no painel de Mail, podemos adicionar todos nossos feeds preferidos, não precisando assim de um leitor de feeds exclusivo, e sendo mais rápido que um leitor on-line.
Além disso, também é bom falar que agora o Opera já tem extensões (que era um ponto fraco em relação ao Firefox). Ainda são poucas, mais a quantidade vai aumentando com o tempo.
PD: Chrome eu não uso, Google já sabe demais sobre mim…