« Firefox Mobile (Fennec) a correr no Nokia N900 Apple usa Google na luta contra a Microsoft »

O Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope introduziu o novo sistema de notificações do Ubuntu, e nesta nova versão, Karmic Koala, este apareceu mais refinado e menos intrusivo. Elegante. Mas o utilizador mais atento deve ter reparado que estas se encontram numa posição ligeiramente mais abaixo do que estavam na versão anterior, o que parece que surjam algures entre a extremidade e o meio do ecrã, em terra de “ninguém”. Vejam por exemplo a notificação com o logótipo do KeroDicas:

notifactions_logo

Mas então e as notificações do controlo do volume? Essas estão no exactamente onde deviam estar, já que uma das novidades que a Equipa de Design e Usabilidade do Ubuntu implementou foi a assincronização das notificações. Ou seja, notificações de controlo de volume e de luminosidade, ficarão no canto superior direito, como acontecia no Ubuntu Jaunty Jackalope. As restantes notificações ficam ligeiramente mais abaixo, o que na minha opinião dá um look&feel não muito profissional ao Ubuntu, especialmente se a notificação aparecer sozinha naquela posição em “terra de ninguém”. Vejam o resultado:

notificacionmiddle

Eu disse! Esta decisão prende-se com o facto de a equipa ter achado que as notificações na anterior posição interferiam com a interface de vários programas, por exemplo, com a muito usada barra de pesquisa do Firefox, que vem incluído no Ubuntu por padrão. A discussão foi acesa, já que todos sabemos que basta passarmos o ponteiro do rato por cima da notificação e ela desaparecerá durante o tempo em que o rato se encontrar ali e podemos interagir com os respectivos itens antes ocultados. A equipa de Usabilidade acabou por decidir que no Karmic Koala ficaria assim e que a situação mais tarde iria ser revista. Mas esta decisão tem alguma lógica, se incluirmos o factor comunidade. Eu quando dei conta deste suposto “bug”, estava certo que mais tarde ou mais cedo alguém iria disponibilizar uma versão do sistema de noticação que corrigisse isto. Estava certo, e um dia depois do lançamento oficial do Karmic Koala, já estava disponível ;-)

Para a aplicar no seu sistema e passar a usar as notificações em todas as suas plenas potencialidades, basta fazer download da versão do notify-osd criada pelo utilizador Julien Lavergne e instalá-la. Caso tenha um sistema 32 bits, deve fazer download deste pacote. Caso o seu sistema seja de 64 bits, deve fazer download desta versão do pacote.

notify-osd_install

Depois de feito o download, basta um duplo-clique no ficheiro e clicar em “Instalar”, confirmando com password ;-) . Se lhe aparecer um aviso sobre uma versão mais antiga do pacote disponível nos repositórios de software, simplesmente ignore. O quer mesmo é instalar esta versão mais recente e modificada. Para os mais reticentes, tenho vindo a usar este pacote no meu sistema há já vários dias e os problemas são 0! Imediatamente as alterações terão efeito:

afternotification

Se depois de ver as suas novas notificações em acção e não gostar, a anulação deste processo é bastante simples. Basta abrir uma consola (Aplicações»Acessórios»Consola e escrever:

sudo aptitude install -y notify-osd=0.9.24-0ubuntu1

Confirmem com a vossa password e poucos segundos depois terão as notificações exactamente como estavam antes da instalação deste pacote.

Mas, de qualquer das maneiras,

notifications_end

Lá dizia Raúl Solnado ;-)

Este artigo foi escrito por em 03 Nov, 2009, e está arquivado em Linux, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Reverta a posição das notificações no Ubuntu 9.10 Karmic Koala”
  1. Óptima dica! Eu também tinha reparado que a posição era diferente e nao tinha gostado muito

  2. Olá colega,

    qual o tema que usas?

  3. Muito obrigado!
    Aquela barra ali era mt tosca… Além de não ter nada haver quando estava olhando o desktop ainda ficava em frente das tabs do firefox!
    Essa alteração com ctz foi a pior do ubuntu 9.10 (qse tao ruim qt a retirada do pidgin)
    Abração

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: