« Friday Fun – Bom Natal! Governo prepara-se para cobrar mais taxas »
25/12/2010
Escrito por em Downloads | 4.665 Leituras

Totalmente baseado no conceito de cloud computing, o Jolicloud é um projecto fundado por Tariq Krim que criou em tempos o Netvives.com. Baseado no Ubuntu, este sistema operativos projectado para netbooks (mas que corre em qualquer PC), permite-lhe ter sincronizado todos os seus ficheiros, programas e definições entre vários computadores, sem que tenha a necessidade de se preocupar com as actualizações dos programas que mais usa, tudo ao alcance de um registo no serviço!

Web, productividade, redes sociais, música, filmes e jogos combinados com um arranque rápido e interface desenhada para proporcionar aos utilizadores uma excelente experiência web.

Instalação:

Os métodos de instalação anteriores exigem conhecimentos um pouco mais avançados, pois é necessario criar uma partição ext4 e uma de swap. Apenas recomendado para quem usar apenas o Jolicloud como SO. Se não está familiarizado com instalações de Linux’s, não se preocupe, pois a partir do Windows é possivel instalar de forma fácil sem ter de lidar com partições, e assim pode continuar a usar o Windows + o Jolicloud [ao ligar o portátil aparece uma menu de boot para escolher o que deseja] – método que usei.

  • Versão instalável a partir do Windows – Download;

Totalmente em Português, tem fácil instalação, tendo apenas de configurar o país, língua, teclado, nome de utilizador e uma conta no serviço da Jolicloud (certifique-se que está ligado à rede). Se já tiver conta, basta entrar com a mesma e as suas aplicações são sincronizadas automáticamente.

Utilização:

Como já tinha referido acima este sistema operativo foi feito para ser prático e rápido.

Para começar, pode mudar a imagem de fundo do ecrã, clicando no canto inferior direito no ícone que lá está para escolher uma das pré-definidas, ou uma de um url ou que esteja armazenada localmente.

Depois disso vamos à instalação de aplicações. Este SO conta com o género de repositório não muito grande, mas que contém quase tudo o que é essencial. Acessivel a partir do ícone verde com um “+” no canto superior esquerdo do ecrã, pode instalar facilmente aplicações que estão ordenadas por diversas categorias.

A instalação das mesmas é muito simples, tendo apenas de clicar em “add” e esperar que sejam descarregadas. Alternativas não faltam:

  • Web – Chrome, Opera e Firefox;
  • Messenger – Pidgin, Ebuddy, Skype, Google Voice, Yahoo Messenger;
  • Office – OpenOffice, Google Docs e Office Live;
  • Publicações Web – WordPress, Blogger, Tumblr, Scribd;
  • Armazenamento – Dropbox, Box.net, SugarSync; GoAruna;
  • Multimédia – Spotify, Grooveshark, VLC, Deezer, Audacity, Pandora, Mixcloud:
  • Gráficos – Gimp, Picnick;

Isto é apenas uma pequena amostra das possibilidades que encontra!

E porque também precisamos de explorar ficheiros que estejam em alguma pasta no Windows, ou numa PEN, temos de ir ter com eles pelo ícone em forma de pasta que está no canto superior esquerdo naquele género de dock.

Tanto pode aceder directamente à pasta do Windows clicando em Windows, ou aceder a uma pen /disco externo / outra partição clicando em Drives do lado esquerdo. Mais abaixo aparece acessos directos a contas de serviços de sincronização de ficheiros – Dropbox, Box.net e ZumoDrive (versão Web). Mas como eu instalei a aplicação do Dropbox não preciso de aceder à versão web.

Quanto ao explorador de ficheiros penso que não há mais a falar.

Todas as configurações que sejam precisas pode alterar em “Local Settings”, num ícone que anda pelo ambiente de trabalho.

Outras aplicações que são instaladas de origem como a calculadora, consola, GParted pode encontrar a partir do ícone “Local Apps”.

Jolicloud no Chrome:

Se quiser fazer um test-drive ao Jolicloud antes de o instalar, pode fazê-lo usando o Chrome com a funcionalidade das aplicações. Deve instalar o “My Jolicloud” a partir da página das aplicações para o Chrome.

Nota: as aplicações que sejam precisas instalar localmente não vão funcionar!

Conclusão:

No fim de instalar tinha tudo disponível: touchpad, som, wifi, placa de rede, gráficos. Só isso já é um ponto a favor. Claro que poderá haver hardware que não funcione como a minha Pen Kanguru Huawei E169G. Quanto à adaptação às funcionalidades e visual do Jolicloud achei que é super simples e melhor ainda: prático para os menos experientes nestas andanças! Outro ponto a favor é a rapidez do arranque e a simplicidade com que as aplicações são intaladas / removidas!

Quanto aos pontos negativos apenas peca por isto: o repositório de programas não está assim muito actualizado… Mas como o Jolicloud é baseado no Ubuntu, pode actualizar facilmente as aplicações que quiser, bastando descarregar o pacote instalador para o Ubuntu! Passei da versão 8.29 do Opera para a versão 11 usando esse método :D

Penso que não haverá problemas em fazer isso com outros programas!

Por isso, a única experiência negativa que tive foi mesmo pelo facto da minha pen Kanguru não funcionar (a ver se resolvo isso).

Este artigo foi escrito por em 25 Dez, 2010, e está arquivado em Downloads, Geral/Outros, Programas, Software, Tecnologia, Utilitários, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
18 comentários em “Análise – Jolicloud 1.1, à medida do seu netbook!”
  1. só falta agora um teste ao meego os

    • Eu estava a pensar em passar pelo ubuntu remix…

      Alguém que tenha usado o meego e o ubuntu para recomendar algum?

      Senão testo os 2 :D

      Eu estou a testar num portátil normal que corre bem o windows 7. Apenas ando à procura de uma alternativa menos “formal” e menos avançada para usar a Web… e a ver se a bateria dura mais ehehe :D

      • Bom artigo!

        Quanto a uma distro de linux para poupar a bateria… não sei não. Normalmente a bateria tende a durar mais em windows que em Ubuntu (por exemplo), mas isso é porque existe muitos mais drivers e progs a optimizar a bateria para Windows que para o Linux.

        Se calhar até pode haver forma de optimizar a bateria no Ubuntu (por exemplo) mas deve ser necessário alguns tuneups… não?

        No meu netbook Asus 1000H, o Win XP durava mais tempo que o Ubuntu Remix. Já não sei precisar o tempo.

        Mas que venham mais reviews!! Testa os dois e os outros todos ;)

        Cumps

      • A nova interface do Ubuntu remix pra mim nao ficou legal. Fiquei com a padrão mesmo, mas personalizada com um dock e outras coisas estilo MacOs, ficou bacana.

        Meego tem menos programas disponíveis que o Jolicloud e a minha wifi nao rodou. Vou dar uma chance novamente ao jolicloud e ver de qual é =D

  2. Olá Joel,

    Excelente artigo, tenho que experimentar isto no meu netbook, tens alguma experiência do Jolicloud com computadores mais antigos e com menos capacidades?

    Acabo de experimentar com a app do Chrome, mas não é a mesma coisa.

    Para resolveres o problema da pen o melhor que tens a fazer é perder o amor a 30 euros e comprar o router Wi-Fi D100 da Optimus.

    Abraço. :)

    • Em pc’s mais antigos não tenho experiências… Mas este SO está destinado a netbooks, e que costumam ter 1gb de ram….

      Quanto a esse router, não achei nada prático! Acho que perdia mais depressa o amor a 79.9€ e comprava o my-fi E5830 :D

      Abraço

    • Sim é possível usar em computadores mais antigos.
      Alias alguns deles ate estão a “sair do sotão” por o SO ser tão leve.
      Já fiz a experiência aqui em casa em computadores com processador a 450MHz c/ 512 MB ram.

      Vi neste site http://techonspot.pt

  3. isto é fixe, quando chegar o meu da garantia vou experimentar !

  4. só digo uma coisa. não recomendo usar este tipo de os nos pc que usam banda larga móvel. pode ficar lento e tudo isso

    • Se for para trabalhar / navegar na web não fica lento!

      Tens é de ter previamente instalado o browser , openoffice se for o caso etc. Coisa que se instala logo da primeira vez via cabo rede/wifi e fica la gravado depois.

  5. Excelente análise ;)
    O Jolicloud evoluiu! Da última vez que o experimentei seriamente era apenas uma layer básica, pouco polida, muito rudimentar de software, que basicamente adicionava pouco ou nada à experiência Ubuntu.
    Agora sim está algo interessante, e esta génese recente das webapps apenas favorece mais e mais o Jolie.
    E o que mais me surpreende é verificar que, neste momento, estando eu num sistema operativo Linux KDE, com variadíssimas apps instaladas, a única coisa que tenho aberta é o Chrome, com o Grooveshark e o Tweetdeck + os sites habituais de notícias, mail, etc. Isto era impensável há algum tempo atrás.

  6. Tem suporte para tablet?

  7. boas
    Pessoal como instalo executaveis no jolicloud?
    Alguem pode dar uma dica?

    • Boas Paulo,

      Podes especificar no que te referes a “executáveis”? Estás a referir-te a ficheiros .exe? Se sim, esses são exclusivos do Windows, pelo que terás de utilizar o “Wine” para correr programas do Windows. Contudo, podes utilizar o Jolicloud App center (se não estou em erro em relação ao nome) e pesquisar pelo Wine.

      Caso não te estejas a referir a estes “executáveis”, especifica o tipo de ficheiro para te podermos ajudar ;)

      Cumps

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: