« Conceito português de leitor de MP3 tamanho slim TeamViewer 5.0 Final (Build 7904) »
15/02/2010
Escrito por em Curiosidades | 4.673 Leituras

A Google por vezes modifica o seu logótipo do seu motor de busca sempre que celebra o aniversario de pessoas famosas e realizações. Neste post vamos apresentar-lhe alguns dos logótipos que a Google utilizou na comemoração de aniversários relacionados com a ciência e tecnologia no ano passado.

Johann Philipp Reis


Johann Philipp Reis (1834 – 1874) nasceu a 7 de Janeiro de 1834 na pequena cidade de Gelnhausen, próximo de Frankfurt, na Alemanha. O seu pai, um padeiro de parcos recursos, era filho de judeus sefarditas portugueses oriundos da Beira Baixa que emigraram para a Alemanha nos finais do século XVIII, juntando-se inicialmente à florescente comunidade de judeus portugueses estabelecidos em Hamburgo. Johann Phillipp Reis, o inventor descendente de judeus portugueses, morreu vítima de tuberculose às cinco da tarde do dia 24 de Janeiro de 1874, com apenas 40 anos, sem conhecer o verdadeiro sucesso do seu trabalho mas acreditando nele até ao fim. A 22 de Março de 1876, um editorial do New York Times intitulado “The Telephone” elogiava e enaltecia Johann Phillipp Reis como inventor do novo engenho. O editorial não fazia qualquer menção a Alexander Graham Bell, que poucos meses depois receberia uma patente americana registando “melhoramentos” no telefone. Em 1878, um grupo de físicos da sociedade de Frankfurt mandou erigir um monumento a Phillipp Reis, classificando-o como “o inventor do telefone”

Logótipo utilizado a 7 de Janeiro de 2009 na página do Google alemã


Ino Tadataka

Ino Tadataka (1745 – 1818) foi um topógrafo e cartografo japonês. Ele é conhecido pela conclusão do primeiro mapa do Japão, criado utilizando modernas técnicas de agrimensura.

Logótipo utilizado a 11 de Fevereiro de 2009 na página do Google japonesa.

Charles Darwin

Charles Darwin (1809 – 1882) foi um naturalista inglês. Ficou famoso por espalhar a comunidade científica sobre a evolução dos seres vivos.

Logótipo utilizado a 12 de Fevereiro de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Unix Time 1234567890

Os sistemas operativos Unix representam a data e a hora internamente com um único número, e a 13 de Fevereiro às 23:31:30 UTC esse numero é o 1234567890.

Logótipo utilizado a 14 de Fevereiro de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Giovanni Schiaparelli


Giovanni Schiaparelli (1835 – 1910) era um astrónomo italiano e historiador da ciência. Ele é mais conhecido por seus estudos sobre o planeta Marte, o qual deu nome aos “mares” e “continentes”, e as estruturas lineares que chamou de “canais”. Foi também o primeiro a criar um mapa daquele planeta.

Logótipo utilizado a 14 de Março de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Mimar Sinan


Mimar Sinan (1489 – 1588) foi um arquitecto chefe e engenheiro civil do Império Otomano (actual Turquia). Durante 50 anos foi responsável por qualquer controlo/supervisão ou construção de todos os edifícios importantes naquele império. Mais de 300 estruturas estão creditadas em seu nome, incluindo a mesquita de Mesquita de Selimiye e a Mesquita de Suleiman.

Logótipo utilizado a 15 de Abril de 2009 na página do Google na Turquia.

Christiaan Huygens


Christiaan Huygens (1629 – 1695) foi um matemático holandês, astrónomo, físico, relojoeiro e escritor de ficção cientifica. Ele estudou os anéis de Saturno tendo descoberto Titan (uma das duas luas daquele planeta). Inventou ainda o relógio de pêndulo.

Logótipo utilizado a 16 de Abril de 2009 na página do Google na Holanda.


Zu Chongzhi


Zu Chongzhi (429 – 500), astrónomo e matemático chinês. Foi pioneiro em uma série de técnicas matemáticas, as quais possibilitaram a construção de calendários muito precisos e outros cálculos astronómicos (por exemplo, ele calculou a distância de Júpiter, corretamente).

Logótipo utilizado a 20 de Abril de 2009 na página do Google na China


Tomitaro Makino


Tomitaro Makino (1862 – 1957) foi um botânico japonês. É muitas vezes referido como o Pai da Botânica Japonesa e um dos primeiros a realizar uma extensa classificação das plantas japonesas. Ele documentou mais de 50 mil exemplares. O seu aniversário é chamado de “Botany Day” no Japão.

Logótipo utilizado a 24 de Abril de 2009 na página do Google no Japão

Samuel Morse


Samuel Morse (1791 – 1872) era um pintor americano, que mais tarde dedicou-se a desenvolver um meio de comunicação rápido e de longa distancia, depois de a sua esposa ter adoecido e falecido enquanto ele estava longe de casa. Ficou mundialmente conhecido por ter inventado o código morse e o telégrafo.

Logótipo utilizado a 24 de Abril de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Kew Gardens, fazem 250 anos…

The Royal Botanical Gardens in Kew consiste em 121 hectares de estufas e jardins botânicos no sudoeste de Londres, Inglaterra. Contem a maior  colecção do mundo de plantas vivas e emprega cerca de 650 cientistas e outros funcionários. Kew Gardens tem mais de 30 mil espécies de plantas vivas e um herbário com mais de sete milhões de espécimes de plantas preservadas.

Logótipo utilizado a 5 de Maio de 2009 na página do Google na Inglaterra

Alexander Popov

Alexander Popov (1859 – 1906) foi um físico russo. Foi o primeiro a demonstrar a aplicação prática de ondas electromagnéticas.

Logótipo utilizado a 7 de Maio de 2009 nas páginas do Google na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia

The Darwinius masillae fossil


Darwinius masillae é a única espécie conhecida do género Darwinius, pertencente aos Adapiformes, um grupo basal de primatas da época do Eoceno, há 47 milhões de anos (idade do Lutetiano), idade baseada na datação do sítio fossilífero. O género Darwinius foi nomeado em honra de Charles Darwin, para celebrar o seu bicentenário, enquanto que o nome da espécie, masillae, presta homenagem ao sítio fossilífero de Messel, na Alemanha, onde o espécime foi encontrado.

O único fóssil conhecido, alcunhado de Ida, foi descoberto em 1983 no sítio fossilífero de Messel, uma pedreira de xisto desactivada, notória pela surpreendente conservação dos fósseis, e localizada no município de Messel, cerca de 35 km a sudoeste de Frankfurt am Main. O fóssil, dividido numa placa e numa contra placa parcial depois de uma escavação amadora, e vendido em separado, foi novamente reagrupado apenas em 2006. A criatura assemelhava-se, à primeira vista, a um lémure actual. by: Wikipedia

A 19 de Maio de 2009 novas descobertas foram publicadas, que se refere a Ida como o “elo perdido” na linhagem de primatas e evolução humana.

Logótipo utilizado a 20 de Maio de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Chen Jingrun


Chen Jingrun (1933 – 1996) era um matemático chinês. Ele fez contribuições significativas para a teoria dos números, e é classificado como um dos maiores matemáticos do século XX.

Logótipo utilizado a 22 de Maio de 2009 na página do Google na China

Tetris, 25º aniversário


Jogo desenvolvido por Alexey Pazhitnov em 1984 fez 25 anos em 2009, e a Google celebrou com um logótipo diferente o seu aniversário.

Logótipo utilizado a 6 de Junho de 2009 na página do Google em vários países.

Nikola Tesla


Nikola Tesla (1856 – 1943) foi um inventor sérvio e engenheiro mecânico e eléctrico. Nasceu no Império Austríaco (hoje Croácia) e mais tarde foi para os Estados Unidos. Foi um dos cientistas mais famosos da historia humana, entre outras coisas foi conhecido por seu trabalho pioneiro com electricidade comercial, electromagnetismo, e muitas outras descobertas.

Logótipo utilizado a 10 de Julho de 2009 mundialmente nas páginas do Google

Quadragésimo aniversário de terem chegado à Lua


No 40º aniversário do Apollo 11 ter aterrado na Lua, em 1969. O Google colocou este logótipo de forma a comemorar a primeira missão tripulada a pousar na Lua.

Logótipo utilizado a 20 de Julho de 2009 na página do Google em vários países.

Hans Christian Ørsted


Hans Christian Ørsted (1777 – 1851), físico e químico dinamarquês, conhecido principalmente por ter descoberto que as correntes eléctricas podem criar campos magnéticos, um aspecto fundamental do electromagnetismo. Foi também o primeiro a produzir alumínio puro, uma notável contribuição para o campo da química.

Logótipo utilizado a 14 de Agosto de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Invenção do código de barras

O primeiro uso dos códigos de barras foi em vagões dos anos 60, no entanto a sua popularização foi bastante fraca até à década de 70, altura em que começou a ser utilizado nos sistemas de supermercado para automatização. Para quem desconhece, o código de barras original foi inspirado em código Morse.

Logótipo utilizado a 7 de Outubro de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

NASA encontra água na lua


A 13 de Novembro de 2009 a NASA relatou que tinha encontrado vestígios de água na Lua (muitas vezes referida como água lunar).

Logótipo utilizado a 13 de Novembro de 2009 mundialmente nas páginas do Google.

Qian Xuesen


Qian Xuesen (1911 – 2009) foi um cientista chinês. Fez importantes contribuições para os programas espaciais e de mísseis tanto da China como dos Estados Unidos.

Logótipo utilizado a 11 de Dezembro de 2009 na página do Google na China.

É de referir vivamente que estes são apenas alguns dos muitos logótipos que a Google faz para comemorações ao longo do ano. Brevemente traremos mais informações sobre outros.


Este artigo foi escrito por em 15 Fev, 2010, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Como a Google celebrou a ciência e tecnologia em 2009”
  1. Muito interessante, gostei !
    postem mais :D

  2. MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. 5 estrelas como não podia deixar de ser por parte do Google

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: