« 0,04% dos internautas chegam à Internet através do iPad Conheça os 5 computadores mais rápidos do momento »
20/04/2010
Escrito por em Curiosidades | 7.304 Leituras

Estes últimos dias foram marcados fortemente pelo vulcão Eyjafjallajökull, um nome que certamente a maioria custa a soletrar e que quase todos o desconheciam, mas que provocou uma paralisação sem precedentes na aviação em toda a Europa, que levou algumas companhias aéreas a perder mais de 140 milhões de €uros por dia, e a uma crise na aviação idêntica à que aconteceu no 11 de Setembro. Neste momento a situação está a normalizar, contudo a ameaça teme em permanecer.

Agora se falarmos em poluição, será que o vulcão é mais poluente que a industria de aviação Europeia? A resposta é não, ora veja…

É claro que, uma erupção vulcânica, a expelir quantidades enormes de cinzas e outras matérias para a atmosfera pode parecer extremamente poluente, mas comparando com a indústria de aviação comercial, não o é.

Segundo o instituto vulcanólogo nórdico da Universidade da Islândia, o vulcão Eyjafjallajökull está a expelir cerca de 150 mil toneladas de CO2 por dia (valor estimado), o que é pouco em comparação com o que a indústria de aviação comercial Europeia gera por dia, que é cerca de 344.109 toneladas de CO2, isto em condições normais. O cancelamento de cerca de 60% dos voos na Europa levou a que não fossem emitidos cerca de 206.465 toneladas de CO2 num só dia.

Contudo com esta paralisação o CO2 que não foi emitido pelos aviões, foi em certa parte compensado pelos transportes alternativos que foram reforçados, o caso de autocarros, carros, etc.

Pode não ser um tema que se encaixe nos que por norma debatemos no KeroDicas, mas não deixa de ser realmente interessante.

Este artigo foi escrito por em 20 Abr, 2010, e está arquivado em Curiosidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
8 comentários em “CO2 emitido por dia pelo vulcão islandês VERSUS gerado pelos aviões comerciais”
  1. Sim é realmente interessante, tambem sempre ter um tempo para falar da actualidade no ambiente.
    Mas claro isto nao se fala nas noticias , porque so estao preocupados com os avioes do que com a natureza, e as consequencias que o vulcao traz para a saude.

  2. escrito por bruno diz:

    realmente visto isto teremos a noção que mesmo que a natureza tente chamar o Homem a razão e ignorada ,tendo em conta a frase” Contudo com esta paralisação o CO2 que não foi emitido pelos aviões, foi em certa parte compensado pelos transportes alternativos que foram reforçados, o caso de autocarros, carros, etc.” sera que a indiferença sobre a natureza tem limites?porque de sermos tao egoistas ?

  3. António diz:

    Mas desde quando é que CO2 é poluição?


  4. António:

    Mas desde quando é que CO2 é poluição?

    Apesar de ser o assunto mais falado hoje em dia, ser ensinado na escola, etc, há certas pessoas que ainda o desconhecem infelizmente.

  5. CO2 é essencial para toda a vida, e sem ele não existiríamos provavelmente, em demasia (como tudo na vida) é que pode ser fatal.

  6. Esse valor estimado para a Emissão diária do vulcão varia entre 150 a 300,000 ton…. e o erro associado às emissões dos aviões não são mostradas. Esse gráfico me parece um tanto tendencioso, querendo mostar um save de Co2 diferente do real. Quando vão aprender a usar os erros associados às medições?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: