« iPhone grava coordenadas geográficas do dono Facebook melhora os níveis de segurança »
20/04/2011
Escrito por em Jogos | 3.324 Leituras

Antes de mais, pedimos imensas desculpas pelo erro que surgiu com este artigo na semana passada. Esta semana voltamos a publicá-lo corrigido, melhorado e com mais conteúdo.

Imaginem uma compilação de jogos muito maus. Seria preferível fazer um único bom? Sim, seria, mas não era a mesma coisa. O Action 52 é um multi-cartucho constituído por 52 jogos realizados entre 1991 e 1993 para as consolas Nintendo Entertainment System e Sega Mega Drive/Genesis. Inicialmente era comercializado por cerca de 200 Dólares Americanos (199 USD, mais precisamente, correspondendo isto a menos de 4USD para cada jogo).

A sua fama surgiu devido à péssima qualidade dos seus jogos, e alguns analistas de jogos dizem mesmo que o seu preço se iguala à dificuldade de se encontrarem obras idênticas.

 

A versão NES deste jogo foi desenvolvida em 1991 pela Active Enterprises. Em 1993, a FarSight Studios adaptou-o à Sega Mega Drive/Genesis, possivelmente por não considerar que essa adaptação era um grave erro. Existiam ainda planos para adaptarem o jogo para a Super NES, mas a Active Enterprises retirou-se do mercado dos videojogos pouco depois, e não existem registos de cópias comercializadas para esta consola.

Este jogo não inclui o selo de produto licenciado pela Nintendo:

E claro que muitos irão agora reparar nele quando antes não tinham dado conta da sua existência. Bom, o que é certo é que jogos com este símbolo são jogos que estão autorizados pela Nintendo a serem comercializados; são cópias legítimas. Jogos sem ele para as consolas Nintendo são cópias não autorizadas. O criador do Action 52 decidiu criar este cartucho com o propósito de todos os jogos incluídos serem legais, mas a cópia, na verdade, não é licenciada e é alvo de vários plágios.

Outra coisa que não foi considerada foi uma equipa de programadores minimamente eficientes. Porque criar um software de emulação para a consola requer mais do que o próprio software, pelo que é necessário algum conhecimento adicional sobre a forma de como dar a ordem à consola para executar o jogo, e o próprio jogo. Se mal dada a instrução, poderão ocorrer erros, e esses não faltavam nos jogos presentes em Action 52. Os jogos apresentavam erros muito graves, crashes e até impossibilidade de serem concluídos por falharem no final ou num dos níveis. O exemplo mais caricato deste tipo foi quando a Active Enterprises criou uma competição que prometia um prémio de $104,000 a quem terminasse o nível 5 da versão NES de Ooze. O problema residia na impossibilidade de terminar o nível 3 na consola, só mesmo recorrendo a emuladores ou batotas.

Os títulos divergiam entre as consolas, mas nós vamos mostrar-vos a maioria dos presentes em ambos e no final alguns dos erros existentes.

 

Haunted Halls of Wentworth e Spidey. Fonte: Wikipédia

Na versão NES deste cartucho podíamos contar com:

  1. Fire Breathers
  2. Star Evil
  3. Illuminator
  4. G-Force Fighters
  5. Ooze
  6. Silver Sword
  7. Critical Bypass
  8. Jupiter Scope
  9. Alfredo and The Fettucini*
  10. Operation Full-Moon
  11. Dam Busters
  12. Thrusters
  13. Haunted Halls of Wentworth
  14. Chill Out
  15. Sharks
  16. Megalonia
  17. French Baker
  18. Atmos Quake
  19. Meong
  20. Space Dreams
  21. Streemerz
  22. Spread-Fire
  23. Bubblegum Rosie
  24. Micro-Mike
  25. Underground
  26. Rocket Jockey
  27. Non Human
  28. Cry Baby
  29. Slashers
  30. Crazy Shuffle
  31. Fuzz Power
  32. Shooting Gallery
  33. Lollipops
  34. Evil Empire
  35. Sombreros
  36. Storm Over the Desert
  37. Mash Man
  38. They Came…
  39. Lazer League
  40. Billy-Bob
  41. City of Doom
  42. Bits and Pieces
  43. Beeps and Blips
  44. Manchester Beat
  45. The Boss
  46. Dedant
  47. Hambo’s Adventures
  48. Time Warp Tickers
  49. Jigsaw*
  50. Ninja Assault
  51. Robbie and the Robots
  52. The Cheetahmen

Títulos marcados com * não iniciavam.

Já na versão Sega:

  1. Bonkers
  2. Darksyne
  3. Dyno Tennis
  4. Ooze
  5. Star Ball
  6. Sidewinder
  7. Daytona
  8. 15 Puzzle
  9. Sketch
  10. Star Duel
  11. Haunted Hill
  12. Alfredo
  13. The Cheetahmen
  14. Skirmish
  15. Depth Charge
  16. Minds Eye
  17. Alien Attack
  18. Billy Bob
  19. Sharks
  20. Knockout
  21. Intruder
  22. Echo
  23. Freeway
  24. Mousetrap
  25. Ninja
  26. Slalom
  27. Dauntless
  28. Force One
  29. Spidey
  30. Appleseed
  31. Skater
  32. Sunday Drive
  33. Star Evil
  34. Air Command
  35. Shootout
  36. Bombs Away
  37. Speed Boat
  38. Dedant
  39. G Fighter
  40. Man At Arms
  41. Norman
  42. Armor Battle
  43. Magic Bean
  44. Apache
  45. Paratrooper
  46. Sky Avenger
  47. Sharpshooter
  48. Meteor
  49. Black Hole
  50. The Boss
  51. First Game
  52. Challenge

No menu de seleção os jogos eram marcados com cores diferentes consoante a sua dificuldade ou número de jogadores. O jogo 51 da versão Sega era o Pong e o 52 era uma compilação dos níveis mais difíceis dos restantes. Alguns jogos eram diferentes nas duas versões do jogo, apesar de apresentarem, em alguns casos, o mesmo título.

A banda sonora desta compilação tem vários casos ligados ao plágio a músicas ou porções sonoras extraídas de jogos já existentes. Agora sim, vamos aos jogos.

Agora sim, a jogabilidade. Vamos deixar-vos com uma compilação por parte do utilizador do Youtube Kikoskia, mas não sem um trailer de teddizgeneral.

Agora sim, o Let’s Play Action 52, de Kikoskia:

E assim concluímos o nosso artigo sobre o Action 52.

Este artigo foi um bocadinho maior que o costume devido à não publicação do You’re Winner de há duas semanas. Não percam nos próximos artigos Cheetahman e Cheetahman II, bem como uma visão da Atari 2600. Para qualquer comentário, usem o formulário existente para esse fim. Podem, ainda, deixar as vossas sugestões de jogos para serem falados neste espaço no formulário de comentários ou enviar-nos por e-mail para yourewinner.kerodicas@criticamentefalando.com.

You’re Winner é uma rúbrica Criticamente Falando para o KeroDicas.com

Este artigo foi escrito por em 20 Abr, 2011, e está arquivado em Jogos, You’re Winner. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “You’re Winner (XII): Action 52”
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: