Antes de mais, pedimos imensas desculpas pelo erro que surgiu com este artigo na semana passada. Esta semana voltamos a publicá-lo corrigido, melhorado e com mais conteúdo.
Imaginem uma compilação de jogos muito maus. Seria preferível fazer um único bom? Sim, seria, mas não era a mesma coisa. O Action 52 é um multi-cartucho constituído por 52 jogos realizados entre 1991 e 1993 para as consolas Nintendo Entertainment System e Sega Mega Drive/Genesis. Inicialmente era comercializado por cerca de 200 Dólares Americanos (199 USD, mais precisamente, correspondendo isto a menos de 4USD para cada jogo).
A sua fama surgiu devido à péssima qualidade dos seus jogos, e alguns analistas de jogos dizem mesmo que o seu preço se iguala à dificuldade de se encontrarem obras idênticas.
A versão NES deste jogo foi desenvolvida em 1991 pela Active Enterprises. Em 1993, a FarSight Studios adaptou-o à Sega Mega Drive/Genesis, possivelmente por não considerar que essa adaptação era um grave erro. Existiam ainda planos para adaptarem o jogo para a Super NES, mas a Active Enterprises retirou-se do mercado dos videojogos pouco depois, e não existem registos de cópias comercializadas para esta consola.
Este jogo não inclui o selo de produto licenciado pela Nintendo:
E claro que muitos irão agora reparar nele quando antes não tinham dado conta da sua existência. Bom, o que é certo é que jogos com este símbolo são jogos que estão autorizados pela Nintendo a serem comercializados; são cópias legítimas. Jogos sem ele para as consolas Nintendo são cópias não autorizadas. O criador do Action 52 decidiu criar este cartucho com o propósito de todos os jogos incluídos serem legais, mas a cópia, na verdade, não é licenciada e é alvo de vários plágios.
Outra coisa que não foi considerada foi uma equipa de programadores minimamente eficientes. Porque criar um software de emulação para a consola requer mais do que o próprio software, pelo que é necessário algum conhecimento adicional sobre a forma de como dar a ordem à consola para executar o jogo, e o próprio jogo. Se mal dada a instrução, poderão ocorrer erros, e esses não faltavam nos jogos presentes em Action 52. Os jogos apresentavam erros muito graves, crashes e até impossibilidade de serem concluídos por falharem no final ou num dos níveis. O exemplo mais caricato deste tipo foi quando a Active Enterprises criou uma competição que prometia um prémio de $104,000 a quem terminasse o nível 5 da versão NES de Ooze. O problema residia na impossibilidade de terminar o nível 3 na consola, só mesmo recorrendo a emuladores ou batotas.
Os títulos divergiam entre as consolas, mas nós vamos mostrar-vos a maioria dos presentes em ambos e no final alguns dos erros existentes.

.png)
Haunted Halls of Wentworth e Spidey. Fonte: Wikipédia
Na versão NES deste cartucho podíamos contar com:
- Fire Breathers
- Star Evil
- Illuminator
- G-Force Fighters
- Ooze
- Silver Sword
- Critical Bypass
- Jupiter Scope
- Alfredo and The Fettucini*
- Operation Full-Moon
- Dam Busters
- Thrusters
- Haunted Halls of Wentworth
- Chill Out
- Sharks
- Megalonia
- French Baker
- Atmos Quake
- Meong
- Space Dreams
- Streemerz
- Spread-Fire
- Bubblegum Rosie
- Micro-Mike
- Underground
- Rocket Jockey
- Non Human
- Cry Baby
- Slashers
- Crazy Shuffle
- Fuzz Power
- Shooting Gallery
- Lollipops
- Evil Empire
- Sombreros
- Storm Over the Desert
- Mash Man
- They Came…
- Lazer League
- Billy-Bob
- City of Doom
- Bits and Pieces
- Beeps and Blips
- Manchester Beat
- The Boss
- Dedant
- Hambo’s Adventures
- Time Warp Tickers
- Jigsaw*
- Ninja Assault
- Robbie and the Robots
- The Cheetahmen
Títulos marcados com * não iniciavam.
Já na versão Sega:
- Bonkers
- Darksyne
- Dyno Tennis
- Ooze
- Star Ball
- Sidewinder
- Daytona
- 15 Puzzle
- Sketch
- Star Duel
- Haunted Hill
- Alfredo
- The Cheetahmen
- Skirmish
- Depth Charge
- Minds Eye
- Alien Attack
- Billy Bob
- Sharks
- Knockout
- Intruder
- Echo
- Freeway
- Mousetrap
- Ninja
- Slalom
- Dauntless
- Force One
- Spidey
- Appleseed
- Skater
- Sunday Drive
- Star Evil
- Air Command
- Shootout
- Bombs Away
- Speed Boat
- Dedant
- G Fighter
- Man At Arms
- Norman
- Armor Battle
- Magic Bean
- Apache
- Paratrooper
- Sky Avenger
- Sharpshooter
- Meteor
- Black Hole
- The Boss
- First Game
- Challenge
No menu de seleção os jogos eram marcados com cores diferentes consoante a sua dificuldade ou número de jogadores. O jogo 51 da versão Sega era o Pong e o 52 era uma compilação dos níveis mais difíceis dos restantes. Alguns jogos eram diferentes nas duas versões do jogo, apesar de apresentarem, em alguns casos, o mesmo título.
A banda sonora desta compilação tem vários casos ligados ao plágio a músicas ou porções sonoras extraídas de jogos já existentes. Agora sim, vamos aos jogos.
Agora sim, a jogabilidade. Vamos deixar-vos com uma compilação por parte do utilizador do Youtube Kikoskia, mas não sem um trailer de teddizgeneral.
Agora sim, o Let’s Play Action 52, de Kikoskia:
E assim concluímos o nosso artigo sobre o Action 52.
Este artigo foi um bocadinho maior que o costume devido à não publicação do You’re Winner de há duas semanas. Não percam nos próximos artigos Cheetahman e Cheetahman II, bem como uma visão da Atari 2600. Para qualquer comentário, usem o formulário existente para esse fim. Podem, ainda, deixar as vossas sugestões de jogos para serem falados neste espaço no formulário de comentários ou enviar-nos por e-mail para yourewinner.kerodicas@criticamentefalando.com.
You’re Winner é uma rúbrica Criticamente Falando para o KeroDicas.com
Este artigo foi escrito por David Silva em 20 Abr, 2011, e está arquivado em Jogos, You’re Winner. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.