« Como entrar na sua conta GMAIL de várias formas [PDC2008] Fotos e vídeos do Windows 7 Beta Build 6933 »
29/10/2008
Escrito por em Mundo | 13.749 Leituras

Fique a par com as últimas notícias sobre informática, à velocidade da net, cada vez mais rápida!

Os destaques de hoje são:
– Telemóveis, TV e Internet em self service;
– Operadores portugueses com roaming mais barato que a UE;
– CGD e Microsoft com oferta para estudantes universitários;
– Dedução fiscal com computadores cresce em 2009;
– Gigantes da tecnologia adoptam código contra censura;
– Velocidades da banda larga continuam muito abaixo do prometido;
– Vodafone com nova rede social para telemóvel.

Boas leituras!

Telemóveis, TV e Internet em self service
Quem entra na mais recente loja da Optimus da cidade do Porto não demora muito a identificar o Experience Block – bem no centro do espaço comercial, há uma “máquina” com um visual futurista, que permite tirar a maioria das dúvidas “existenciais” de um consumidor na hora de comprar um novo telemóvel, fazer um download de música, conhecer os detalhes dos serviços de acesso à Internet ou da Televisão sobre IP (IPTV).

A maioria dos blocos que compõem a Experience Block opera sob a lógica do self service: um consumidor abeira-se de um ou mais ecrãs, ouve uma música ou um toque de telemóvel e procede ao respectivo download (apenas se for cliente da Optimus) ou tira uma foto e envia para a caixa de correio electrónico de um amigo através de um computador integrado na Experience Block.

A “loja electrónica”, que foi desenhada para actuar como principal atractivo da loja tradicional, distingue-se por permitir alguma privacidade e autonomia na análise dos serviços do grupo Sonaecom, mas é nos comparativos de telemóveis que tem o ponto forte – especialmente, nos mostradores que permitem comparativos detalhados de vários modelos e nos espaços reservados à experimentação dos celulares.

Operadores portugueses com roaming mais barato que a UE
É uma conclusão da ANACOM: os operadores portugueses estão a praticar preços médios mais baixos nas comunicações efectuadas em roaming do que as suas congéneres europeias.

O preço global das chamadas efectuadas através de operadores portugueses na União Europeia, desceu de 0,61 cêntimos/minuto para 0,38 cêntimos/minuto. A média dos outros operadores ronda os 0,44 cêntimos/ minuto.

–  CGD e Microsoft com oferta para estudantes universitários
O acesso à plataforma Live@Edu e ao programa DreamSpark estão entre um conjunto de iniciativas destinadas aos jovens universitários clientes da Caixa Geral de Depósitos, previstas num protocolo formalizado esta quarta-feira entre aquela entidade bancária e a Microsoft.

O protocolo, negociado durante a recente visita de Steve Ballmer, CEO e presidente da Microsoft a Portugal, prevê a colaboração na co-organização de diversas actividades nas instituições de Ensino Superior, com o objectivo de promover projectos inovadores na área das tecnologias.

Dedução fiscal com computadores cresce em 2009
O Governo prevê que a despesa fiscal relativa à aquisição de material informático seja em 2009 de 25 milhões de euros, valor representativo de um ligeiro aumento comparativamente aos 24,7 milhões de euros estimados para este ano.

O relatório do Orçamento de Estado 2009 mostra valores desde 2006 – altura em que o benefício fiscal foi reintroduzido – quando os contribuintes apresentaram apenas 0,6 milhões de euros de despesa com a compra de computadores e software associado.

Gigantes da tecnologia adoptam código contra censura
Google, Yahoo e Microsoft vão assinar esta semana um código de conduta em defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos na Internet.

A Global Network Initiative alinha prioridades sobre os dados que deverão ser partilhados com as autoridades mundiais, e os momentos em que tal deverá acontecer, pelas empresas que actuam comercialmente nesses países.

Com os princípios adoptados pretende-se reduzir as intervenções governamentais que interferem com a liberdade de expressão na Internet e com outros direitos humanos.

Velocidades da banda larga continuam muito abaixo do prometido
A Associação de Defesa do Consumidor contou com a ajuda de 12 mil utilizadores para apurar conclusões e poder afirmar que mais de metade dos serviços com débitos entre os 12 e os 30 Mbps apresentam uma velocidade de download que não chega a metade do anunciado.

Na comparação entre velocidades anunciadas/velocidades efectivas os serviços de cabo obtêm os melhores resultados, assim como as ofertas fixas com velocidades entre os 512 Kbps e os 8 Mbps, mostram os resultados do programa instalado pelos utilizadores que colaboraram com a Deco nesta análise.

Vodafone com nova rede social para telemóvel
A Vodafone lançou a versão beta de uma rede social criada para a utilização através do telemóvel. A ZYB permite a partilha de mensagens e outros conteúdos entre os membros de uma mesma lista telefónica móvel. Pode também ser o ponto de partida para o envio de fotografias MMS.

O serviço facilita a gestão e actualização de contactos, dando ao utilizador a possibilidade de recuperar a lista de contactos em caso de perda ou mudança de telemóvel, já que a lista de contactos ali guardada está acessível através da Internet e a partir daí pode ser manipulada. O serviço alerta ainda o utilizador de qualquer alteração aos registos de contacto feita por algum dos membros da sua agenda, permitindo a actualização

Este artigo foi escrito por em 29 Out, 2008, e está arquivado em Mundo, Notícias, Tecnologia, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: