« doPDF 6.1.281 Apple: Black Friday é hoje »
28/11/2008
Escrito por em Mundo | 2.945 Leituras

Fique a par com as últimas notícias sobre informática, à velocidade da net, cada vez mais rápida!

Os destaques de hoje são:
– Intel contra-ataca Comissão Europeia;
– Google desafia monopólio Apple;
– O Natal chegou…com vírus;
– Banda larga mais generalizada na Europa;
– Air France e KLM lançam rede social para viajantes;
– TMN lança Kazoo, um cartão de cariz social;
– UE aperta cerco à criminalidade online;
– Novo netbook nas lojas TMN.

Boas leituras!

Intel contra-ataca Comissão Europeia
O maior fabricante mundial de processadores avançou com um processo contra a Comissão Europeia alegando que esta identidade está a utilizar procedimentos abusivos na investigação anti-monopólio que tem conduzido contra a Intel.

A melhor defesa é o ataque. Pelo menos a Intel parece acreditar neste conceito, já que iniciou um processo judicial contra a Comissão Europeia, que tem investigado alegados comportamentos monopolistas do fabricante com vista a diminuir quotas de mercado da rival AMD.

Google desafia monopólio Apple
A Google confirmou que a ferramenta de pesquisa por voz para o iPhone viola o contrato que vincula todos os programadores de aplicações para o telemóvel da Apple.

O acordo que a Apple propõe aos programadores obriga-os a utilizar apenas as ferramentas que estão incluídas no SDK (de Software Development Kit) e os proíbe de utilizar código “fechado”.

A Google revela que teve de utilizar uma função exclusiva do voicemail da Apple, que permite que o iPhone comece a gravar voz quando o utilizador fala próximo do aparelho para criar a sua aplicação, noticia o DailyTech.

– O Natal chegou…com vírus
De acordo com a Websense Labs, já foi detectado o primeiro código malicioso que tenta explorar a época natalícia deste ano.

O código malicioso espalha-se por e-mail, disfarçado de postal electrónico, proveniente do site postcards.org. Ao ser executado, abre uma porta para um cavalo de Tróia já reconhecido e o atacante pode tomar conta do computador da vítima através de uma sessão de IRC.

As vítimas são distraídas com uma imagem de uma árvore de Natal, durante a instalação, noticia a PC Pro.

Banda larga mais generalizada na Europa
O novo relatório da Comissão Europeia relativo ao desenvolvimento da banda larga na Europa mostra que as diferenças entre os países da UE têm tendência a diminuir, mas devagarinho. O DSL continua a ser a tecnologia dominante e os novos operadores estão a ganhar mercado, aproximando-se dos 50%.

Em Julho deste ano existiam 107 milhões de linhas de banda larga fixas na UE, tendo sido instaladas mais 17 milhões de ligações do que no ano anterior, o que aponta para uma taxa de crescimento de 19,23%. Malta foi o país onde o crescimento foi mais rápido, enquanto Portugal e a Finlândia estiveram na lista dos mais lentos.

Air France e KLM lançam rede social para viajantes
A Air France e a KLM juntaram-se para criar uma rede social dedicada aos viajantes, a Bluenity. A ideia é que os habitué das viagens de avião, clientes das duas companhias, usem o espaço para partilhar itenerários, dicas de viagem, informação sobre hotéis e restaurantes.

Para diniamizar a utilização da rede, os promotores integram os dados de cada viagem do utilizador na rede social. Esta é uma forma de poder receber dos restantes membros as tais dicais de viagem e, por outro lado, abre caminho a que passageiros de um mesmo voo se conheçam.

As companhias esperam 300 mil utilizadores no primeiro ano de actvidade da rede social, que se diz a primeira da aviação mas na vedade não é, já que a Lufthansa tem uma plataforma idêntica, embora mais focada nos jovens. É a GenFlyLounge.

TMN lança Kazoo, um cartão de cariz social
A TMN lançou um cartão recarregável denominado Kazoo, que permite reverter cinco por cento de todos os carregamentos efectuados a favor de uma instituição social à escolha, entre um conjunto de entidades.

O cartão recarregável Kazoo custa 10 euros, incluindo o mesmo valor em chamadas – cinco euros de saldo inicial e cinco euros no primeiro carregamento de montante igual ou acumulado de 10 euros.

Após activação, estão ainda previstos no âmbito do novo serviço 10 por cento de bónus do valor carregado durante seis meses após a activação.

UE aperta cerco à criminalidade online
Permitir que as forças policiais e judiciais obtenham a informação necessária para combater o crime, no decorrer de uma acção de investigação e no espaço comunitário sem que isso interfira na privacidade dos cidadãos é o objectivo da Comissão Europeia.

Nesse sentido, foi ontem aprovada a adopção de uma estratégia de combate ao cibercrime proposta pela CE. O plano apela à cooperação entre as entidades policiais e o sector privado na Europa e prevê a implementação de um sistema de denúncias de crimes online.

Novo netbook nas lojas TMN
Depois da Vodafone anunciar a entrada do Mini Dell 9, um netbook com placa 3G integrada, a TMN lança agora a sua aposta para o mesmo segmento com o Eee PC 901 Go da Asus.

A oferta da TMN, que está igualmente equipada com uma placa 3G, inclui processador Atom 1,6, ecrã de 8,9 polegadas, disco 16GB SSD, memória de 1GB, webcam, leitor de cartões e Windows XP instalado.

O equipamento está disponível por 299 euros nas lojas da operadora e pode ser associado a qualquer uma das opções de tarifário de banda-larga pós-pago da TMN.

Este artigo foi escrito por em 28 Nov, 2008, e está arquivado em Mundo, Notícias, Telemóveis, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Rapidinhas… (XXIII)”
  1. Essas notícias são deveras interessantes. Gostei!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: