« Jumplist Launcher, crie as suas Jump Lists no Windows 7 Optimus lança 21,6 Mbps em Lisboa e Porto »
29/06/2009
Escrito por em Notícias | 2.914 Leituras

Os principais fabricantes de telemóveis assinaram um memorando de entendimento que permitirá o surgimento no mercado de uma nova geração de equipamentos intercarregáveis, que deixam de estar presos ao carregador daquele fabricante, desenhado muitas vezes especificamente para aquele modelo.

microUSB_charging_nokia

A iniciativa vem na sequência de um pedido da Comissão Europeia, que falou com os fabricantes para perceber se estes estariam disponíveis a tomar medidas que evitassem uma acção regulatória neste sentido.

A indústria acedeu ao pedido e revelou hoje o acordo, que se espera seja um passo importante na luta contra o desperdício e na facilitação para o consumidor do processo de carregamento do seu telemóvel.

Esta harmonização do carregador de telemóveis vai ser possível graças à utilização de um conector microUSB que todos os fabricantes vão passar a incorporar e que servirá de interface para o carregamento.

Paralelamente, a CE pretende adoptar algumas medidas que venham “garantir a segurança de uma utilização prolongada dos carregadores e facilitar a aplicação do memorando”, como detalha um comunicado.

Já assinaram o memorando Apple, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research In Motion (RIM), Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments. As empresas acreditam que no próximo ano já surgirão no mercado os primeiros produtos.

Fonte: TeK

Este artigo foi escrito por em 29 Jun, 2009, e está arquivado em Notícias, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “microUSB vai recarregar telemóveis a partir de 2010, standard Europeu”
  1. poucos modelos ja usam essa funcionalidade , mas assim sera uma melhor opção de mobilidade ! :)

  2. Entao posso carregar o telemovel com o portatil, que por sua vez tenho que carregar o portatil :D
    Mesmo assim acho excelente :)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: