« Iobit Security 360 Beta 2.1 Descoberta nova vulnerabilidade crítica no Firefox, agora na versão 3.5.1 »
19/07/2009
Escrito por em Notícias | 3.718 Leituras

A maior enciclopédia do mundo, a Wikipédia, encontra-se a ultimar preparativos para a integração de vídeos nas suas páginas, segundo descreve o site Beet.TV após uma entrevista ao vice-director da Wikipedia Fundation, Erik Moller.

A Wikipédia já trabalha há alguns anos para poder oferecer suporte de vídeo às suas páginas e aos utilizadores, e já foi prometido para brevemente as novas ferramentas necessárias para os utilizadores poderem fazer upload do vídeo, editá-lo e visualizá-lo.

Todavia, eclodiu uma polémica relativamente aos formato de vídeo escolhidos pela Wikipedia. Segundo Moller, a Wikipedia pretende escolher o Ogg Theora, um codec Open Source que actualmente é apenas suportado pelo Firefox e brevemente no Google Chrome e no Opera, deixando outros browsers como o Safari e o Internet Explorer completamente em “knockout” (K.O.). É bom que a Wikipedia se lembre que é um dos sites mais visitados em todo o mundo e que nem todos possuem browsers compatíveis.

A aposta da Wikipédia pelo formato Ogg Theora poderá ter um impacto significativo na rede Web.

Não esqueçamos que a Wikipedia já passou por algumas dificuldades e esteve a escassos passos de encerrar, mas através dos donativos dos internautas, a empresa e o serviço prestado pela mesma foram salvas.

Fonte: CNet

Este artigo foi escrito por em 19 Jul, 2009, e está arquivado em Notícias, Web, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Wikipedia vai integrar vídeos”
  1. Já andam aí…
    Por exemplo o vídeo do Moonwalk neste artigo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Moonwalk_%28dance%29

    Podes escolher:

    * Native browser support (selected) —> Este é o tal com Ogg do HTML 5 :P
    * Cortado (Java)
    * QuickTime
    * Still image only

  2. Se calhar seria altura dos browsers ditos "proprietários" se ajustarem à realidade da internet, ao invés de obrigarem os programadores a sujeitarem-se às suas limitações e 'imporem' o seu uso por integração nos sistemas operativos…
    Com o Windows 7, a escolha do browser estará à mercê do utilizador, cabe a cada um ajustar às suas necessidades/gostos…
    O browser deve atrair as pessoas pelas suas funcionalidades, não ser imposto. Penso que o facto de este codec não ser compatível com IE/Safari só estimula as proprietárias a criarem melhores recursos para os seus utilizadores.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: