« Solução AVG quer colmatar «falha crítica» em redes sociais WinToFlash 0.4.0021 Beta »
24/10/2009
Escrito por em Notícias | 1.684 Leituras

No processo apresentado num tribunal federal norte-americano, a fabricante de telemóveis Nokia está a acusar a Apple de violar uma dezena de patentes, utilizadas no popular smartphone lançado em 2007. De acordo com a Nokia, em causa estão tecnologias «fundamentais para tornar os dispositivos compatíveis com um ou mais standards GSM, UMTS (3G WCDMA) e wireless LAN».

nokia_vs_apple

A empresa finlandesa alega ainda que investiu cerca de 40 mil milhões de euros na investigação e desenvolvimento destas tecnologias, que são licenciadas a cerca de 40 empresas do sector.

«O princípio básico na indústria móvel é que as empresas que contribuem no desenvolvimento de tecnologia para estabelecer standards cria propriedade intelectual, algo que os outros necessitam de compensar», defendeu o vice-presidente para propriedade legal e intelectual da Nokia em comunicado.

Ilkka Rahnasto acusa ainda a multinacional de Steve Jobs de «ao não concordar com os termos apropriados da propriedade intelectual da Nokia, a Apple está a tentar aproveitar uma viagem à borla à custa da inovação da Nokia».

Segundo nota o portal Computerworld, esta é já a terceira vez que a Apple é chamada a tribunal por alegada quebra de patentes envolvendo o iPhone.

Fonte: Sol

Este artigo foi escrito por em 24 Out, 2009, e está arquivado em Notícias, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Apple processada por iPhone violar várias patentes da Nokia”
  1. o titulo tá mal

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: