« Novidades Droid e Sholes/Milestone Resolver o problema de upgrade para o Windows7 »
02/11/2009
Escrito por em Notícias | 4.056 Leituras

skype

O Skype é um programa com que muitos utilizadores cultivam uma relação amor/ódio, especialmente quem usa Linux. Apesar da funcionalidades e tarifas do programa, o seu funcionamento em Linux em termos de qualidade e reconhecimento de som é instável, já para não falar da integração no desktop. E a empresa nunca pareceu esforçar-se de alguma maneira para melhorar a situação. Será que a revolução chegou?

Recentemente um utilizador francês da distribuição Mandriva, Olivier Fauraux, enviou um e-mail para a equipa de suporte da empresa, inquirindo acerca da disponibilização de um pacote instalável da versão mais recente do Skype, sendo que na “volta do correio” veio o surpreendente anúncio de (apenas) o cliente para Linux se tornar open-source, ou seja, o código estará online para todos verem, usarem e modificarem.

A informação, apesar de inicialmente vir de meios não tão oficiais da empresa, parece ser já um facto consumado, já que o Download Squad contactou com alguns directores da empresa e sim, o open-sourcing do Skype está mesmo nos planos da empresa.

Mas, quando? De novo, e citando a equipa do Skype, “num futuro próximo”. Aqui entra a relativização e a noção do que é um “futuro próximo” para a Skype.

skype

Uma decisão que promete, tanto para o Skype como para a comunidade. A empresa irá ver o seu suporte a Linux imensamente melhorado, cada vez mais plugins e aplicações das potencialidades do código por terceiro disponíveis, aumentando imenso as funcionalidades e podendo tornar o programa em si mais poderoso, além da possibilidade de mais alguns milhares de clientes aderirem aos planos pagos da empresa. Sim, porque Linux não é usado assim por tão poucas pessoas!

Quanto à comunidade, este terá actualizações mais frequentes do programa, e pacotes disponíveis para as principais distribuições, para uma instalação simples e eficiente. Nada de complicações! Além de que o Skype poderá finalmente ser globalmente usável em Linux ;-)

skypeUbuntu

Vários projectos benefeciam já do opensourcing do seu código, e esta é uma excelente oportunidade para o Skype ver o poder da comunidade que tanto “negligenciou”. A equipa do programa parece pensar o mesmo que eu, já que, e, passo a citar “Nós percebemos o potencial da comunidade open source e acreditamos que tornar o Skype para Linux uma aplicação open source ajudará a acelerar o seu desenvolvimento e melhorar a compatibilidade com as diferentes versões do Linux”.

Este artigo foi escrito por em 02 Nov, 2009, e está arquivado em Notícias, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Skype para Linux vai ser open-source, num “futuro próximo””
  1. era bom k eles metessem o skype a fazer chamadas a pato xDxD

  2. Apenas acrescentar que apenas o software se vai tornar open-source, não o protocolo de comunicação ;)

  3. Apenas acrescentar que o que se vai tornar open-source é o software do Skype, não é o protocolo de comunicação. Só para evitar mal-entendidos ;)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: