« Bywifi 1.10.3 Venda de jogos desce 7,6% nos EUA »
11/12/2009
Escrito por em Nacional | 1.961 Leituras

Os cidadãos, empresas e organizações portuguesas e europeias podem registar a partir de hoje os nomes de páginas da Internet “.eu” que têm caracteres nacionais como “ã”, “õ” ou “ç”. Passa a ser possível utilizar, por exemplo, nomes como www.organizaçãodesaúde.eu graças às novas regras da UE adoptadas pela Comissão Europeia em Junho de 2009.

Tornou-se também possível utilizar nomes com caracteres gregos ou cirílicos.

Os nomes de domínio internacionalizados são nomes de domínio da Internet que incluem outros caracteres para além dos 26 do alfabeto latino (de “a” a “z”), dos dígitos (de “0” a “9”) e do hífen (-).

Até hoje, quem registava nomes de domínio no domínio “.eu” podia utilizar apenas este conjunto limitado de caracteres, mas, a partir de agora, é possível registar nomes com uma ampla gama de caracteres diferentes, utilizados nas diversas línguas oficiais da UE.

A Comissão decidiu assim que o domínio de topo europeu “.eu” deve aceitar caracteres de todas as línguas oficiais da UE.

Existem, actualmente, mais de 3 milhões de nomes de domínio “.eu” num quadro internacional liderado pelo domínio “.com” com 82 milhões.

Segundo dados da Comissão Europeia o domínio “.pt” tem quase 12 mil nomes registados.

Fonte: Diário de Notícias

Este artigo foi escrito por em 11 Dez, 2009, e está arquivado em Nacional, Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
7 comentários em “Caracteres portugueses podem usar-se nos domínios ‘.eu’”
  1. n m podem dizer qual é este browser?
    eu uso firefox com o thema strata40, mas mesmo assim apesar de parecido, é diferente do da imagem.

  2. Quase de certeza um opera browser…!

  3. axo k com ixtuh, mataram a internet .

  4. é o opera browser porque da para ver ao lado das ferramentas, uma opção que diz widgets.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: