« Navegue e descarregue videos directamente do YouTube, Hulu, Yahoo Video, Boxee e Joost A Apple ganha 75 milhões de dólares nas primeiras 24 horas do pré-lançamento do iPad »
13/03/2010
Escrito por em Notícias | 3.976 Leituras

Depois do anúncio oficial por parte da Valve da disponibilização do cliente da Steam e de alguns jogos para a plataforma Mac, surgem agora indícios, que, embora não tão rapidamente, também a Steam possa atingir a plataforma Linux. E que indícios?

Chris Green, importante engenheiro e “pessoa de interesse” da Valve, empresa responsável pela Steam, colocou uma actualização no seu Linkedin em que diz estar à procura de engenheiros com experiência em Linux e em Mac.

Bem, a procura por engenheiros com experiência em Mac é óbvia, com o iminente lançamento da Steam para Mac, a acontecer dentro de cerca de um mês. Mas engenheiros para Linux?

Apesar de tanto Mac e Linux se basearem no UNIX, alguém com experiência em Linux não é contratado para criar aplicações em Mac e alguém com experiência em Mac não é contratado para criar aplicações em Linux. São interfaces diferentes, tecnologias diferentes, toolkits gráficos diferentes as utilizados nos dois sistemas operativos.

Estará a Valve a pensar no emergente mercado do Linux? Terá a empresa visto um possível oportunidade comercial no Linux, que muitos utilizadores não utilizam apenas por não poderem jogar certo jogo na plataforma?

Mesmo que a empresa não priorizasse Linux como plataforma, o lançamento do cliente seria algo fantástico, e já se provou que os utilizadores de Linux estão dispostos a pagar por jogos para a sua plataforma, veja-se o caso do World of Goo.

Teremos uma reviravolta no mundo Linux a caminho ou isto é apenas a minha mente a extra-interpretar uma informação? Veremos ;-)

Este artigo foi escrito por em 13 Mar, 2010, e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
13 comentários em “Steam também a caminho do Linux?”
  1. Penso que seria uma mais-valia para todos!

  2. Seria um grande passo! O futuro devia estar no Linux, as escolas por exemplo, deviam optar por software open-source, educar os alunos a esse nível…

  3. ai esta bem parecia,

  4. Eu não vejo espanto nisto , a realidade é que existe mais utilizadores Gnu/Linux que utilizadores Mac Ox apesar do mercado dizer ao contrario, e isso mesmo o Mac Ox só vai a frente no mercado de vendas, pois no numero de utilizadores fica a traz do Linux,

  5. Guilherme de Sousa diz:

    era brutaaaaaaaaaaal!
    deixava de jogar source no wine:P
    eheheh!

    cumps!

  6. Penso que se for confirmado o interesse da Valve em lançar jogos comerciais para o Linux, sera uma grande reviravolta no mundo Linux, pois as empresas como ATi e NVidia de placas gráficas também começarão a disponibilizar drivers decentes para as placas gráficas que produzem, sem que seja necessário ficar fazendo remendos para conseguir resolver pequenos problemas das mesmas.
    Tomará que isso realmente vá a frente e que outros sigam o exemplo, pois quem ganha com isso são todos os usuários com uma maior concorr?ncia entre sistemas até o Windows vai baixar de preço com certeza.

  7. Jorge Costa diz:

    Eu ia a fátima a pé!

  8. Jorge Costa diz:

    desculpa o double post mas agora que li bem a noticia, isso não quer dizer mesmo anda. o Software de servidores dos jogos da valve são em linux pode ser muito bem para isso.

  9. FuhFuh MacMoragh diz:


    Jorge Costa:

    Eu ia a fátima a pé!

    Eu ia contigo LOL, acho pouco provável, mas se for em enfrente é simplesmente brutal

  10. já não era sem tempo… inda bem… vamos lá ver como vai rular, deve crachar todo..


  11. Guilherme de Sousa:

    era brutaaaaaaaaaaal!
    deixava de jogar source no wine:P
    eheheh!
    cumps!

    boas.
    Podes-me indicar que configuracoes tens ai no teu wine?

    é que eu nao consigo jogar bem.

    Tenho um amd com uma nvidia.
    No windows bomba, mas no linux, graficos todos marados.

    Agora quem me derá mesmo que o Linux muda-se ainda muito mais o mundo que conhecemos.

    Visto que grandes aplicações empresariais, quando se recorre a performance e fiabilidade nao e a tua que reina o linux.

    Agora é preciso é unhas para o saber configurar e usar.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: