« CCleaner, limpeza e manutenção inteligente, nunca cansa! Android 2.1 para Optimus Boston Android »
27/09/2010
Escrito por em Notícias | 1.921 Leituras

A Sony acaba de anunciar a não inclusão do sistema operativo Symbian nos futuros modelos. Este sistema operativo, principalmente impulsionado pela Nokia perde, a cada dia que passa, mercado para concorrentes de peso como são o Android, iOS, etc. Actualmente, o Symbian possui aproximadamente 43% das plataformas dos smartphones, com perseguidores como o BlackBerry ou os outros previamente informados. Para termos ideia da queda de popularidade do Symbian, ainda no ido ano de 2009 a quota de mercado era de 49% a nível mundial.


Para quem não sabe, a plataforma Symbian é gratuita e de código fonte livre, assim como o Android, podendo ser usada por qualquer empresa. É gerida por uma fundação de que fazem parte empresas de renome, como a LG, a Samsung, a Sony e a Nokia, sendo esta última a que tem apostado no sistema.
Em declarações recentes, face ao descalabro dos números que estão a lume, o próprio vice-presidente, Anssi Vanjoki, deu-se ao luxo de afirmar, arrogantemente, que os fabricantes de smartphones que aplicam Android são “como  as crianças que urinam nas calças no Inverno para se aquecerem. Primeiro dá-nos uma sensação de calor, mas depois fica frio”.
As más-linguas dizem que o próprio Symbian é quem pode estar, eventualmente a dificultar o crescimento da Nokia no segmento dos telemóveis de topo, como é o caso da Blackberry, do iPhone ou a HTC. Quiça de futuro os novos modelos Nokia possam incluir o novo Windows 7, mas isso para já são apenas boatos e rumores…

Este artigo foi escrito por em 27 Set, 2010, e está arquivado em Notícias, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Sony abandona Symbian e deixa concorrência de sorriso na cara”
  1. DanyelNobre diz:

    a afirmação de Anssi Vanjoki foi no mínimo cómica xD

    não desprezando o Android, Symbian irá ser sempre symbian….

    agora resta saber a próxima evolução da symbian para responder a estes últimos acontecimentos

    • Sempre fui um fiel utilizador de Symbian, desde o velhinho 7650, 3650, 6630, N80, 5800, (…) mas acho que os seus tempos áureos já lá vão…

      Já não é uma plataforma que receba novidades diariamente, como estamos agora habituados a receber dos dispositivos com Android ou iOS. É uma plataforma madura? Não duvido. Fiável? Tem dias. Revolucionário? No seu tempo, sim. Mas a Nokia tem que apostar num outro sistema operativo, num sistema operativo que permita ao utilizador explorar todas as suas capacidades, tanto de software como de hardware. Os telemóveis da Nokia, neste momento, estão subaproveitados.

      Um 5800 tem um processador que pode perfeitamente funcionar à velocidade de um N97 (e é possível fazê-lo) mas tem uma bateria que não deixa, e um sistema operativo que de origem também não.

      A Nokia precisa de algo revolucionário, ou então de acompanhar a revolução e de entrar na onda open-source.

      Quanto à afirmação desse senhor, foi no mínimo, ridícula.

  2. Eu não sei quais irão ser as políticas da Nokia face ao avanço do Android e iOS, acho que lançarem alguns equipamentos com Android não lhes fazia mal nenhum.

    Iam de encontro a quem ao longo dos anos se tem mantido fiél à marca e que agora está a pensar em trocar de equipamento para poder usar o Android.

    Mas de certo que eles tem especialistas no assunto que sabem aquilo que o consumidor quer.

    [Um N8 com Android 2.2 é que era :D]

  3. Bem, eu neste momento tenho um SONYERICSSON SATIO, o qual traz o software Symbian. Sinceramente, na minha opiniao, symbian mesmo a serio era no 6630, isso sim valia a pena.
    Agora o SATIO em termos de software deixa-me muito a desejar. Muito limitado em termos de funcoes da camara (principalmente num equipamento destes que é feito praticamente para fotos e musica), coisa que tenho saudades do meu SONYERICSSON C905 em que melhor nao pode haver.
    O Symbian acho que está muito bem desenvolvido até, mas acho que existem varias coisas a serem corrigidas, isto na minha opiniao como fiel utilizador da SONYERICSSON…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: