« Conheça o Cão de Guarda virtual que pode ajudar na caça às ameaças Já desfragmentou o seu registo do Windows hoje? »
02/10/2010
Escrito por em Mundo | 2.087 Leituras

Pela mão da Google, chega a apresentação de um novo formato de imagens, o Webp. Este formato pretende ser uma excelente optimização de imagens, especialmente pensado com um algorítmo para a web bastante promissor. Agora a Google tenta incluí-lo nos padrões do HTML5.

As taxas de compressão do formato Webp rondam os 40%, o que, para já, as torna melhor que o velhinho formato JPG. A compressão do novo formato baseia-se, à semelhança dos MP3, na eliminação de nuances e qualidades não visíveis ao olho humano, diminuindo o tamanho das imagens consideravelmente sem comprometer a qualidade.

A luta que se avizinha promete ser bem complicada, pois o veterano JPEG parece ter muito para dar, vejam por exemplo a distribuição massiva e contínua do mesmo pela net. Quase que se pode afirmar que é o “rei, dono e senhor” da web.

De momento ainda nenhum dos actuais exploradores de internet suporta este jovem formato, mas para os mais curiosos a Google já deixou à disposição especificações e métodos de compressão. Supõe-se que nas próximas semanas o Chrome já suportará este formato.

Resta, uma vez mais, sentar, esperar e ver.

Este artigo foi escrito por em 02 Out, 2010, e está arquivado em Mundo, Notícias, Novidades, Tecnologia, Web. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: