« ChevronWP7, todo o potencial do Windows Phone, ou se preferir chame-lhe Jailbreak Memory Improve Master Free Version, memória optimizada, PC mais rápido! »
29/11/2010
Escrito por em Notícias | 1.810 Leituras

O Symbian já foi o Sistema Operativo (SO) incontestado, tanto ao nível da quota de mercado, como da própria concorrência. Hoje em dia, com um declínio acentuado e veloz na sua hegemonia, as soluções para voltar ao trono parecem escassear. Apesar da passagem para o open-source a Symbian Foudantion vai cortar no número de métodos de acesso às informações do SO.

Em tempos áureos, o SO Symbian detinha uma confortável quota de mercado que excedia os 50%. A recente concorrência da Apple com o seu iPhone e, mais recentemente, com a entrada do Android no mercado, a quota de folga detida pela Symbian passou a ficar sufocante, como é possível observar na imagem seguinte.

A Symbian foi adquirida pela Nokia em 2008 com a intenção de tornar o SO open-source para fazer face à entrada da Google no mercado dos SOs móveis. Contudo, a politica de open-source leva um revés. Novamente sob a alçada da Nokia, a Symbian Foundation anunciou aqui o encerramento previsto de alguns serviços na internet que alojam a informação acerca do SO, desde bugs, correcções, o código open-source… Apesar destes encerramentos, a informação vai continuar a estar disponível sob pedido. Presentemente estão a ser ponderados a distribuição em DVDs e Pens contendo toda a informação necessária.

Devido ao processo de transferir a informação alojada na internet para dispositivos físicos ser um processo moroso (devido a quantidade de informação, etc), crê-se que a Symbian apenas consiga disponibilizar a informação, nestes moldes, após 31 de Janeiro de 2011. Está também ponderado o pagamento para custos administrativos e da logística associada.

Os serviços na internet que serão encerrados a 17 de Dezembro, são:

  • www.symbian.org, www.symbian.org/cn, www.symbian.org/jp
  • developer.symbian.org, developer.symbian.org/cn, developer.symbian.org/jp, kernel.symbian.org
  • horizon.symbian.org
  • ideas.symbian.org
  • blog.symbian.org, blogcn.symbian.org, blogjp.symbian.org
  • Adicionalmente, a conta da @Symbian feed pelo Twitter e a fan page do Facebook também serão encerrados, de acordo com o previsto.

    Pessoalmente, não creio que a “dificuldade” (burocracias e demoras) na obtenção da informação, especialmente para os programadores vá aumentar a própria crença no futuro do Symbian. Com ofertas no mercado mais aliciantes (Android e iOS, particularmente), penso que esta jogada afastará o bem mais precioso de qualquer SO: Developers, Developers, Developers, Developers… (Steve Ballmer)

    Opiniões, posições e oposições–> comments section!


    Este artigo foi escrito por em 29 Nov, 2010, e está arquivado em Notícias, Tecnologia, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

    Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

    Artigos Relacionados
    3 comentários em “Symbian – o SO open-source que faz um “close” na informação”
    1. O Symbian está agora num ritmo de queda proporcional ao seu sucesso há uns anos atrás. Simplesmente se deixaram ficar para trás, não acompanhando nem inicialmente o iPhone, nem nesta última fase o Android. E claro, isso não atrai developers, developers, developers, developers ;)

    2. uma questao. eu li q pouco tempo que a nokia tinha fechado de novo o codigo do symbian. entretanto a nokia ainda aumentou as vendas este ano e o folheto da worten tem mais symbians que androids. é preciso ter em conta que quanto maior e a cota mais dificil e aumenta.la. o android para o ano nao vai subir 20% como subiu este ano.

    3. ah….e o Qt, o mais importante

    Deixe o seu comentário

    (obrigatório)

    (obrigatório e não será publicado)



    :wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: