A Vodafone lança este ano no mercado a nova tecnologia HSPA Dual Carrier de banda larga móvel que irá duplicar as velocidade actuais de download e melhorar a experiência dos utilizadores da mesma no acesso à Internet móvel. Esta tecnologia irá permitir velocidades teóricas de até 43,2 megabits por segundo (Mbps), tendo realizado hoje a primeira ligação, divulgou hoje a empresa.
Esta velocidade máxima permitirá “efectuar o download de um ficheiro .mp3 (5 MB) em menos de um segundo, de um videoclip (35 MB) em menos de seis segundos e de um filme (800 MB) em cerca de dois minutos”.
Os testes foram efectuados em ambiente real na rede da Vodafone, em parceria com a Ericsson e a Qualcomm Inc., tendo sido atingidos “picos reais de ‘download’ de 41,6 Mbps e valores médios na ordem dos 40 Mbps”.
De acordo com a Vodafone, “o HSPA Dual Carrier é o próximo passo do desenvolvimento da tecnologia 3 Geração/HSPA” (High Speed Packet Access) que utiliza “dois canais de rádio adjacentes para duplicar a velocidade de acesso” actualmente conseguida de 21,6 Mbps com a tecnologia HSPA+.
Fonte: Público
Este artigo foi escrito por Jarimba em 29 Jan, 2010, e está arquivado em Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
É uma boa aposta. Mas para pessoas como eu que nao apanha 3G de qualquer 1 das redes nao tem qualquer interesse. Acho que deviam investir primeiro em mais antenas para poderem ter mais clientes.