« Europeana – a cultura do “velho continente” LuckyWire – O substituto do LimeWire? »
23/11/2010
Escrito por em Tecnologia | 2.747 Leituras

O projecto de construção e exploração de uma rede de fibra óptica entre a Vodafone e a Sonaecom irá arrancar até ao final do ano, pelo que a Zon começou a anunciar o seu novo serviço de até 360mbps com 120 canais de TV e chamadas ilimitadas.

Este serviço que não usa a tecnologia FTTP (fibra óptica), assenta numa nova revisão do standard EuroDOCSIS 3.0 com agregação de oito portadoras de dados, baseado em tecnologia da Cisco.

Terá um custo de 99€/mês com possibilidade de downloads a 360mb/s e uploads a 24mb/s. Se não mora em Lisboa e Porto não tenha demasiadas expectativas para ter este serviço em casa. Já se sabe como é considerado o resto do país…muitos rezam por uns míseros 10Mbs reais.

Em jeito de curiosidade pode consultar na Wikipédia mais sobre o standard de comunicações EuroDOCSIS, sistema este que é bastante inferior ao FTTP usado pela Meo Fibra e Sapo Fibra, e que tem um limite de 400mb/s, pelo que entendi.

Mas quem é que precisa mesmo disto quando o TS é tão bem aplicado?

Este artigo foi escrito por em 23 Nov, 2010, e está arquivado em Tecnologia, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
10 comentários em “Zon avança com ligações a 360Mbps”
  1. 8-O como podemos verificar uma artigo bastante parcial, básicamente ficamos a saber que nao presta nao vale nada principamente para quem quiser sacar filmes dos torrentes (legais claro) e devemos todos ir para a tecnologia superior do Sapo e Meo que ao contrário da ZON há no pais todo de lés a lés

    • não me parece em nada um artigo parcial, mas sim de informação pelo facto de anunciarmos a nova velocidade mas também advertirmos que apenas em duas grandes cidades se encontrará no seu esplendor máximo.

      por outro lado, sim é certo que sapo e meo existem no país completo, mas com graves deficiências a nível de serviços, principalmente fora das cidades…eu que o diga que tive de mudar de operador antes que desse em louco com as respostas que ia obtendo aos problemas que iam surgindo…

    • Só gostava de saber onde encontras fibra em todo o país… naquele fora dos centros urbanos! Sim, há pessoas (e ainda são muitas) a viver fora de grandes centros urbanos. Mesmo nas cidades maiores, basta sair um pouco do centro e levas com ADSL (com um pouco de sorte o ADSL2+) e é se queres.

      Independente da tecnologia, era altura de termos banda larga ‘real’ em TODO o país.

    • Aqui não enganamos o pessoal. Aliás, se este artigo tivesse sido patrocinado com toda a certeza não tinhas lido os pontos negativos.

      E isto são factos:
      – Fora de Lisboa e Porto, esqueçam tão cedo tamanha velocidade;
      – Zon aplica TS durante o dia até cerca das 2as da manhã;

      Mas queres mais? Muitos utilizadores da Zon “Fibra” 100mb não conseguem usufruir de uma velocidade superior a que utilizadores de outros serviços com pacotes de 20Mb conseguem. E esta heim? Claro que não é generalizado, e há muita gente que tem aquilo que paga, mas se deres uma vista de olhos por fóruns portugueses irás ver que aquilo que te digo é verdade.

      Mas isso também acontece com os outros ISP’s, verdade seja dita.

      Cumprimentos

      • João Ramiro diz:

        “- Zon aplica TS durante o dia até cerca das 2as da manhã”

        a ZON também? noto isso na minha internet (MEO) que a partir das 2h a velocidade dispara

      • Eu actualmente vivo no Algueirão, uma zona nova que suporta os 200mb reais, tenho o pacote de 13mb, a partir das 19 até as 2 viva o ts, a estupidez é afectar-me toda a internet não apenas só o p2p fico com packet lost entre 6 a 9% e pings na ordem dos 60 quando normalmente tenho 10 em sites e sem packet lost se mudar para a frequencia 760 volta tudo ao normal, o problema é o modem ir buscar umas horas mais tarde a frequencia normal dos 560 e ai ts volta até as 2 am … e sou cliente netcabo desde 2000 pela primeira vez estou a ficar chateado com isto …

  2. a zon gosta muito de fazer publiciade, mas não gosta de dizer que pratica muito o ts. vão lá ao fórum da zon e vejam o número de pessoas que dizem mal das velocidades da net. e ainda a zon diz mal das publicidades do meo. enfim

  3. 360Mb para consultar o mail e ver videos no youtube? Nao obrigado. Nem as velocidades do meu pacote (actualmente alterado de 20 para 24Mb) suportam quanto mais 360.

    Já ando a prometer isto à imenso tempo, mas qualquer dia ligo para la e digo que quero um pacote de 8Mb ou algo parecido. Pelo menos pago o que recebo. Se todos os clientes fizessem isso iam ver o que doi.

    cumps

  4. lol 360mb..
    pa que raiu eu quero esse speed..
    pago 15eur. pela mensalidade de uma placa da banda larga tmn que no inicio do mes ainda vai aos 300kb depois do plafond fica-se pelos 15kb… :mrgreen:

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: