« Ecrã do novo iPhone faz aparição… no YouTube Arista – Converter vídeo pode bem tornar-se no seu próximo vício… »

Mark Shuttleworth, o grande patriarca por trás do projecto Ubuntu, anunciou esta manhã o nome de código da próxima versão do Ubuntu, que será lançada algures nos finais de Outubro deste ano. Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, isto é, Suricata Inconformado, vai, segundo as palavras do próprio Mark, ser um lançamento arriscadamente inovador, num inconformismo que pretende testar novas ideias e novas aproximações ao panorama de interacção com computadores actual. E claro, um Ubuntu rápido e com o objectivo de fornecer a melhor experiência web possível.

Continuando a renovação da identidade visual do Ubuntu, Light vai ser o mote para todo o sistema. Shuttleworth quer fornecer a mais rápida, integrada e fantástica experiência web possível, e quer também apostar na Ubuntu Netbook Edition, com uma renovação da interface de modo a torná-la mais leve e ligada à web. (Chrome como browser por omissão na Edição Netbook, talvez?)

A continuação do integração nas redes sociais é outro dos aspectos que vai ser melhorado e irá ser extendida a mais algumas das aplicações que integram o Ubuntu, assim como a integração do desktop e dos nossos dados pessoais com a “nuvem”, através do Ubuntu One.

Também fica a promessa da continuação do trabalho a nível empresarial, de modo a se facilitar a instalação e gestão de grandes infra-estruturas de virtualização baseadas na tecnologia do Ubuntu Enterprise Cloud.

E claro, continua o trabalho na rapidez geral do sistema, na rapidez do boot (que actualmente já é algo fantásticamente rápido), e na rapidez da ligação à web. O Ubuntu quer tornar-se, indiscutivelmente no sistema operativo mais rápido actualmente.

Manifestamente rápido, manifestamente inovador, manifestamente conectado e manifestamente bonito é a proposta para este Ubuntu 10.10. O Ubuntu 10.10, e passo a citar Mark Shuttleworth, condensa-se na própria descrição do suricata (pequeno mamífero que habita o deserto do Kalahari), light, fast and social – leve, rápido e social.

Pessoalmente, fiquei um pouco desiludido, porque ainda tinha alguma esperança no codename Masturbating Moneky. Seria algo verdadeiramente épico ;-)!

Este artigo foi escrito por em 02 Abr, 2010, e está arquivado em Novidades, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: