« TweakNow PowerPack, gestão e controlo dedicado do seu Windows Seja o «dono e senhor» dos encerramentos do seu PC!!! »
18/08/2010
Escrito por em Html | 6.987 Leituras

Muitos são os curiosos que têm o interesse em construir uma página ou um site na Internet mas não sabem como.
As pessoas imaginam que isto é muito difícil, mas isso não é verdade! Qualquer um pode construir uma página na Internet mas nem todos conseguem construir correctamente uma página na Internet.

O objectivo deste e de próximos artigos é mostrar como se pode construir uma página na Internet de forma correcta e simples.

como_site

Diferenças entre site e página web

Primeiro temos de diferenciar site/website e página na Internet:

Página (web) – Uma página web, também conhecida pelo equivalente inglês webpage, é uma “página” na world wide web (Internet).

Website ou Site – É um conjunto de páginas web. Exemplos de sites são o Google, a Wikipedia ou o KeroDownload.

Tipos de site

Existe também vários tipos de sites como é um caso de um blog e de um fórum. Um blog é um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Exemplo disso é o KeroDicas.

Um fórum é um site destinado a debates, através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.

Interpretação de sites

Estes sites são “lidos” por um navegador através de uma linguagem, esta como qualquer idioma é uma linguagem para a interpretação de informação, neste caso invés ser o nosso cérebro a interpretar e traduzir, por exemplo, o idioma inglês para português, é o navegador (do inglês browser) que interpreta a linguagem responsável pela escrita das páginas web.

Navegador ou Browser – É um programa que pelo qual se tem acesso à Internet e não só. Exemplos de browsers são o Internet Explorer ou o Firefox.

Linguagem responsável pela escrita de sites

A “linguagem base” responsável pela escrita de sites é o html e será esta que iremos trabalhar nos próximos tutoriais.

Para esta ser escrita é preciso um editor que neste contexto, é um programa que permite a edição de linguagens de programaçãolinguagens de marcação, ect.

Também poderemos recorrer a um editor visual:

Um editor visual é um editor que, normalmente, permite a edição de páginas web através de WYSIWYG. Ou seja é um programa que edita as páginas como você está a vê-las.

Nestes tutoriais iremos utilizar o Notepad++ e o Google Chrome, que é actualmente um dos mais completos navegadores.

Para quem tiver possibilidades financeiras aconselho a comprar o Adobe Dreamweaver ou o Microsoft Expression Web:

  • Adobe Dreamweaver – É juntamente com o MEW o melhor editor visual de páginas web e um dos programas deste tipo que tem mais tutorias espalhados pela Internet –  para usuários principiantes e experientes.
  • Microsoft Expression Web (MEW) – É juntamente com o Dreamweaver o melhor editor visual de páginas web – para usuários principiantes e experientes.

Índice de artigos

  1. As bases para a construção de uma página na Internet!
  2. Html o que é?
  3. Vamos aprender Html!
  4. Vamos aprender Html! – As Tags & Colocação Online

Próximo Tutorial

Este artigo foi escrito por em 18 Ago, 2010, e está arquivado em Html, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
17 comentários em “Como construir um site?”
  1. Isto está um bocado confuso mas ta bem…Só umas coisas: és brasileiro? Usuários? Não devia ser utilizadores? E porque falas do Frontpage se este tem muitos bugs e problemas? Para quê confundir?

    • é a mesma coisa usuário ou utilizador, claro que o segundo é mais a portuguesa mas usuário também é aceite. Eu escrevo muitas vezes a brasileira porque normalmente falo em inglês e traduzo mal as coisas:
      user=usuário

      Frontpage era e ainda é uma das melhores formas de começar a mexer em html de forma visual mas claro como disse têm muitos bugs.
      Se comparares a forma de facilidade de trabalho no frontpage com o dreamweaver ou o mew vês que é muito mais fácil para um principiante trabalhar em frontpage do que em editores WYSIWYG de renome.

  2. É de louvar a iniciativa, mas este é um assunto tão complexo que dar a ilusão de que é possível aprender os “termos técnicos” e a “fazer” páginas para a Internet em um ou (sejam quantos) mais posts é no mínimo enxer a web de lixo e chega a ser ofensivo a quem faz do web design o seu modo de vida :)

    • João, ninguém nasce ensinado, por isso há que começar por algum lado. pode não ser perfeito ou mesmo o melhor dos guias para iniciar, mas daí a «encher a web de lixo» vai uma grande distância…

      • Talvez tenha ido um pouco longe de mais com a expressão ”lixo” mas o que queria dizer é que (dando um exemplo prático) ninguém lhe passa pela cabeça resumir num ou em vários posts de um blog “Como fazer um transplante de coração em 10 posts”. Ressalvando logicamente a grande distância da complexidade da medicina para o web development, penso que este também não é um assunto para se tratar tão levianamente, dando a ilusão errada de que é algo tão simples a este ponto. Talvez um título mais feliz seja “As bases para a construção de uma página web” sem passar esta ideia de facilitismo e desbaratar este assunto desta forma.

    • bom ponto de vista… era para referir isso nas notas e esqueci-me, obrigado ;)

  3. Visual Studio 2010, não há melhor! :mrgreen:

    fiz este site num ou 2 meses:

    http://www.aion-pt.com

    Agora estamos a tratar da parte de design que tá mt fraquinha ainda :oops:
    Dentro de 1 semana deve ficar a parecer outro site :D


  4. Sarev0k:

    Visual Studio 2010, não há melhor!
    fiz este site num ou 2 meses:
    http://www.aion-pt.com
    Agora estamos a tratar da parte de design que tá mt fraquinha ainda
    Dentro de 1 semana deve ficar a parecer outro site

    alias, não chegou a 1 mês de desenvolvimento, mas depois há sempre o período de bug fixes e ajustes :P

    • eu prefiro o bom velho notepad++ para js, css e html
      mas depois um editor visual como o dreamwaver ou o mew também não faz mal para html…
      prefiro definitivamente o mew para php…

      Já agora… poderás apreender muita coisa para melhorares o teu site… tem muitos “bugs” de poor coding… o site podia ser optimizado e muito…
      vai vendo http://weblouca.com/ que ajuda um pouco…

  5. Yah tem alguns erros porque esse template é apenas temporário, já tenho designers a fazer o novo :mrgreen:

    Mas já agora gostava que me desses alguns exemplos de erros :)

  6. Lycanthrope diz:

    BOAS meu povo!!!

    Vejo esta sucessão de posts com muito interesse… eu já tinha ideias de aprender algo sobre HTML à algum tempo mas nunca tive a disponibilidade psicológica para isso… agora se é o Kerodicas a fazer então eu faço um esforço ;).

    Sei que já venho atrasado nos comments a este post mas é só para expressar a minha opinião quanto ao ponto de vista do “João” e assim expressar a minha opinião a quem seguirá atentamente esta sucessão de artigos:

    Lendo o post é verdade que dá a sensação que iremos aprender e dominar todo o mundo do HTML… mas se tivermos a capacidade de uma análise a tudo o que nos rodeia, então sabemos que nunca vamos saber tudo a olhar só para um sítio. Vamos ter que sermos nós próprios, quando tivermos algum a vontade, a pesquisar algo de específico que queremos saber fazer. Nestes posts eu apenas estou a contar ter umas iluminações gerais de como mexer em html e as suas potencialidades… assim que tiver isso, vou aprendendo a meu “próprio custo”. Exemplo: Foi aqui no Kerodicas que me apresentaram a virtualização de SOs e, mais especificamente o Ubuntu. Após alguns truques para iniciados, transmitidos até nos comments, agora exploro o ubuntu de forma independente e diferente. Estes posts apenas nos vão dar as bases e as asas… voar ou não depende de nós! :)

    Desculpem estender-me tanto… mas estava inspirado :)

    Cumps

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: